A Revolução Bolivariana – Venezuela

documentários e debate


5 Fáfricas, de Dario Azzellini & Oliver Ressler

2006, 81 mm

Sábado, dia 13 de Março, 22h


Comuna - Em construção, de Dario Azzellini & Oliver Ressler

2010, 94mm

Domingo, dia 14 de Março, 17h


O colectivo "Tirem as Mãos da Venezuela" propôs ao Gato Vadio realizar um debate sobre a revolução bolivariana.


O Blog do Colectivo "Tirem as Mãos da Venezuela" pode ser visitado em:
http://tirem-as-maos-da-venezuela.blogs.sapo.pt/

Os sites dos realizadores dos filmes (ambos austríacos, Dario Azzellini e Oliver Ressler):
http://www.azzellini.net/videointallation.htm
http://www.ressler.at/comuna_under_construction/

?ui=2&view=att&th=12740c5c3d53850a&attid=0.1&disp=attd&realattid=ii_12740c5c3d53850a&zw





Texto enviado pelo colectivo "Tirem as Mãos da Venezuela" como apresentação das sessões/debates:

"Quando se fala da Venezuela ou da Revolução Bolivariana venezuelana os media burgueses falam imediatamente de Hugo Chávez. Mas foi Hugo Chávez quem ocupou e colocou a produzir em controlo operário a empresa INVEPAL (Indústria Venezuelana Endógena de Papel)? Foi Hugo Chávez quem construiu o Conselho Comunal "Emiliano Hernández" - que leva a cabo campanhas alfabetizadoras, obras de saneamento, construção de habitação social, etc - dentro do imenso Bairro (Favela) de Cátia na capital venezuelana, Caracas.

Claro que Chávez tem o seu papel na Revolução e desde o Estado financia muitos destes projectos, mas quem realmente movimenta e concretiza a Revolução são as bases, são as cooperativas, conselhos comunais, rádios e televisões comunitárias, enfim toda uma miríade de organizações que vale a pena conhecer. Por muito bons - ou menos bons - que sejam os líderes as Revoluções são feitas pelos Povos!"

(texto assinado por Luís Rocha)

Porém, outras questões devem ser levantadas, pois não tendo sido Chávez a ocupar a fábrica de polpa de tomate de Guárico (Caigua), mas os operários e as operárias que a tomaram em Julho de 2005, cabe perguntar por que é que 6 meses depois o governo nomeia a Junta Administradora Especial de Caigua, dependente directamente do Ministério do Trabalho e que visa acompanhar o processo auto-gestionário?

O debate contará com a presença de membros do colectivo "Tirem as Mãos da Venezuela" e da Plataforma pela Economia Social e Solidária.