Quantas vidas tem um Gato?

Os menos distraídos podem ter reparado que depois de tanto escarcéu afinal o Gato Vadio não bateu com a porta. Longas reuniões e assembleias, com direito a algumas bufadelas e arranhadelas, a gataria não descansou.... Afinal existiam pessoas associadas inconformadas com as notícias do fecho que se uniram pela vontade de manter o Gato. Vai-se a ver e o incumprimento dos prazos legais de aviso de não-renovação do contrato permitiu ficar tal e qual.... e há a esperança que se mantenha até dezembro de 2019.

A solução?
Não é mais do que o processo já em curso: 12 vadios, novos e velhos, chegaram-se à frente para garantir a maioria das tarefas e turnos necessários à abertura do Gato nos próximos meses. Velha guarda e sangue novo – uns mais cépticos, outros mesmo cáusticos – a experimentar outras formas de cuidar da associação mantendo a sua natureza vadia.

Vão ter de nos continuar a aturar por cá! E depois logo se vê.

O Gato Vadio está vivinho da silva e recomenda-se – já perdemos a conta às vidas que passaram.
Por isso aparece, maldiz, propõe, ronrona, associa-te.... faz-te Vadio! - Saco de Gatos
...

Darfur Now (Sudão)

Theodore Braun

África - Ciclo de Documentários

Quinta-feira, 1 de Abril, 22h

Gato Vadio

Entrada Livre





Sinopse:

Ted Braun examina o genocídio no Darfur através do olhar de seis pessoas que, com objectivos e de formas distintas, tentam ultrapassar o grave conflito social.

Ahmed Mohammed Abakar foi forçado a fugir da sua aldeia e é agora o líder de um acampamento de refugiados no Hamadea, onde cerca de 50.000 pessoas deslocadas encontraram refúgio... Hejewa Adam pegou em as armas na sua terra natal, juntando-se a um grupo de rebeldes, para defender as populações à mercê dos ataques da milícia Janjaweed e das forças governamentais… O equatoriano Pablo Recalde é o chefe do Programa Mundial de Alimentos no Oeste de Darfur, tentando conseguir comida para os doentes e para as pessoas que passam fome na região… Luis Moreno-Ocampo é um Argentino que está no Darfur na qualidade de procurador do Tribunal Penal Internacional de Haia, investigando as implicações de líderes sudaneses em crimes de guerra…

Testemunhos que nos vão dando uma descrição da catástrofe humana vivida na região do Darfur.

Darfur Now

99 min.

2007






("clicar" para ver ciclo completo)

Comentários