Sexta 29 de Dezembro, 21:30h
- "Saída", 2017 Falado em português / Substituição. - 15 min.
- "Escola", 2012-2015 Falado em português / Filme-Teatro do Oprimido construído a partir do grupo Rastilho e a defesa do espaço comunitário a funcionar no centro da vila. O grupo apresentava-se assim: “O Rastilho é um grupo espontâneo, informal e experimental, sem duração definida e sem fins lucrativos que tem por objectivo promover a cultura de produção colectiva, formado por Adelaide Guimarães, Adriana Prazeres, Alexandre Moreira, Amanda Midori, Carla Costa, Carla Cruz, Eduarda Costa, Fernanda Assunção, Margarida Moreira, M. Albina Leite, M. Elisa Ferreira, M. Fernanda Freitas, M. Goretti Esteves, M. de Lurdes Oliveira, M. José Novais, Max Fernandes, Tomás Lemos, e todos os que vierem a contribuir para o desenvolvimento das suas actividades. Fruto de um processo de criação artística colectiva iniciado por Carla Cruz junto de um grupo já constituído – o Tecer Outras Coisas e mais alguns amigos e parceiros – o Rastilho nasce de uma vontade comum de expandir para a comunidade e para o espaço público as suas preocupações. Para as suas actividades, o grupo dá uso à Escola Primária do Bairro em Pevidém, na qual as duas salas de aulas do rés-do-chão – vazias desde que em 2010 as crianças foram transferidas para um novo pólo com melhores condições e recursos – são agora novamente preenchidas com actividades ligadas à aprendizagem, troca de conhecimentos e produção de saberes e cultura. O espaço habitado na Escola é de gestão comunitária, e foi idealizado e posto em marcha por este grupo inicial. De uso polivalente, o espaço modifica-se à medida das actividades programadas e espontâneas. Há, no entanto, que realçar que o Rastilho não é o espaço, é o grupo; é o movimento que vai de um para o outro, que procura compreender e partilhar. A Escola estará aberta ao público em geral enquanto participante e produtor de actividades culturais num ambiente descontraído e de respeito por todos os seres e o meio ambiente.” 63 min. - Conversa
|
|
|