A livraria do Gato existe… O resto são caixas vazias




Sentias falta de ir a uma livraria sem sentires que entras num laboratório de clonagem onde te tratam como o leitor replicado? Estavas carente de encontrar livros à espera de uma conversa (ou algo mais resistente), em vez de monos à espera de serem guilhotinados? Gostas de espaços onde as tuas necessidades não são processadas pelo marketing, mas se transformam nos encontros mais imprevistos? Vem à livraria do Gato Vadio! Não temos tudo, que o «tudo» monta guarda no grande vazio online.

A livraria do Gato é real e, portanto, radical. Já dizia o ilusionista Baudrillard que «o pensamento radical é estranho a toda a resolução do mundo». Aqui, não vens ao mercado do pensamento, mas talvez encontres algum pensamento sobre o mercado. Um dia destes arranjaremos maneira de reverter o feitiço da mercadoria, que hoje tem o seu templo numa livraria do Porto com bilhete à porta. Usam a magia do dinheiro para dizerem que resolveram o problema das livrarias. Tem cuidado! É uma câmara de extermínio pelo livro! Sais de lá convertido em turista tonto, viajante aprisionado na terra dos espelhos.

A livraria do Gato admite todas as práticas biblio-sexuais: vende-te livros se precisas de entrar na posse do teu objecto de desejo; tem biblioteca caso procures experimentar géneros e formatos diferentes; admite até a troca inopinada dos espécimes bibliográficos. Aqui encontrarás «cervejas no inferno» mas também, caso prefiras, «belos demónios, satãs adolescentes»: depende se és mais de rimbaldar ou de verlanizar.



AUTOR DO MÊS

No recomeço da sua actividade, o Gato Vadio passa a eleger um autor do mês. Todos vitais, embora alguns sejam de reputação questionável. Na medida em que a livraria do Gato não obedece aos estudos de mercado editoriais, os seus autores serão oficiais de alguma forma de perturbação pública, que já lá vai o tempo das perturbações estritamente literárias. E nada os obriga a estarem vertidos na língua portuguesa, embora nos esforcemos por estimular essa forma de apropriação nos editores nossos amigos. É assim que a livraria se reserva o direito de admitir autores de qualquer tempo e condição, incluindo aqueles que não o são.


O AUTOR DO MÊS DE MARÇO: