Abertura Carnavalesca + Decrescimento + Comunidade + Cartas ao firmamento


Reabrimos as portas à COMUNIDADE, lambendo o pelo e afiando as garras com LIVROS, FESTA, POESIA, CINEMA e DECRESCIMENTO.

SEG. 24 FEV 2020, 20h | Festa de abertura
CARNAVAL VADIO
Noé põe música, Ilídio faz bolonhesa.
Reserva jantar.



Quinta-feira, 27 de Fevereiro, 18:00
DECRESCIMENTO E CUIDADO
Debate com Graça Rojão (Universidade da Beira Interior e Coolabora) a partir da devolução dos resultados de um questionário a 52 iniciativas locais alternativas, realizado no âmbito de um trabalho de investigação.
Há jantar por reserva.
+info sobre este encontro >



Todas as quintas de Março às 21:30
CICLO DE CINEMA: COMUNIDADE
05 MAR «Nós» de Artavazd Pelechian
12 MAR «Vilarinho das Furnas» de António Campos
19 MAR «Os Índios da Meia Praia» de António da Cunha Telles
26 MAR «Que Estranha Forma de Vida» de Pedro Serra
aqui estão as sinopses >



 
SAB. 14 MAR 2020, 21h30 | Leituras
CARTAS CONTRA O FIRMAMENTO, de Sean Bonney
No recomeço da sua actividade, o Gato Vadio passa a eleger um autor do mês. Março é dedicado ao poeta inglês Sean Bonney (1969-2019). Mais do que um autor com actividade paralela na poesia e no ensaio, Bonney escreveu a partir das insuficiências de cada género. Falaremos dele no Gato. E vamos lê-lo ao longo do mês. As Cartas contra o Firmamento (Douda Correria, 2017) serão lidas na íntegra. E quem quiser traduzi-lo pode vir aqui ler o que daí resultar.

A livraria do Gato existe… O resto são caixas vazias

Sentias falta de ir a uma livraria sem sentires que entras num laboratório de clonagem onde te tratam como o leitor replicado? Estavas carente de encontrar livros à espera de uma conversa (ou algo mais resistente), em vez de monos à espera de serem guilhotinados? Gostas de espaços onde as tuas necessidades não são processadas pelo marketing, mas se transformam nos encontros mais imprevistos? Vem à livraria do Gato Vadio! Não temos tudo, que o «tudo» monta guarda no grande vazio online.

A livraria do Gato é real e, portanto, radical. Já dizia o ilusionista Baudrillard que «o pensamento radical é estranho a toda a resolução do mundo». Aqui, não vens ao mercado do pensamento, mas talvez encontres algum pensamento sobre o mercado. Um dia destes arranjaremos maneira de reverter o feitiço da mercadoria, que hoje tem o seu templo numa livraria do Porto com bilhete à porta. Usam a magia do dinheiro para dizerem que resolveram o problema das livrarias. Tem cuidado! É uma câmara de extermínio pelo livro! Sais de lá convertido em turista tonto, viajante aprisionado na terra dos espelhos.

A livraria do Gato admite todas as práticas biblio-sexuais: vende-te livros se precisas de entrar na posse do teu objecto de desejo; tem biblioteca caso procures experimentar géneros e formatos diferentes; admite até a troca inopinada dos espécimes bibliográficos. Aqui encontrarás «cervejas no inferno» mas também, caso prefiras, «belos demónios, satãs adolescentes»: depende se és mais de rimbaldar ou de verlanizar.
E ainda no mês de Março...

Domingo, 15 de Março, 18:00 | VJMutante
No 3º Domingo de cada mês, uma selecção de Curtas de Vídeo - Animação; Musicais; Publicidade e Outras curiosidades mixadas por VJMutante


Sábado, 21 de Março de 2020 | Haverá Poesia
Programa a anunciar

E tanto mais virá!
Enquanto isso, aparece para folhear um livro, mergulhar na colecção de zines, matar saudades das bolachas, ou só para dizer
olá :)

Abertos de quinta a domingo das 17:00 às 24:00.
Festa de abertura: CARNAVAL VADIO, 24 FEV 20h.
Reserva o teu jantar.