Manual da Transição

Rob Hopkins, Manuel de transition
Silence, 212 pp.
€22

Acompanhando o início da distribuição em Portugal da revista Silence, por iniciativa do Gato Vadio, recebemos também alguns dos seus livros editados simultaneamente no Canadá (editora Ecosociété, Quebec) e em França. É o caso desta tradução francesa do célebre livro de Rob Hopkins, Manual da Transição. Na ausência de uma tradução portuguesa , o Gato procura contribuir para a disponibilização entre nós de alguns livros fundamentais, capazes de unir a reflexão às práticas de mudança. O volume é profusamente ilustrado.

Este manual é geralmente considerado a «bíblia da transição». Rob Hopkins começa por contar o seu percurso na permacultura e descreve, a seguir, o movimento informal que se transformará com o tempo na «transição». Após alguns capítulos dedicados ao pico do petróleo e às alterações climáticas, o livro dedica-se à compreensão da psicologia da mudança e a explorar uma visão positiva das transformações societais. 

A resiliência é o conceito fundamental do manual: no caso das sociedades humanas, trata-se da sua capacidade para reagirem às crises, evitando o colapso total no caso de rupturas dos fluxos de mercadorias (alimentares, bens de primeira necessidade, medicamentos, energia, etc.). A resiliência é mais do que o desenvolvimento durável, uma vez que ela inclui a dimensão local das trocas, dos circuitos e das relações, mas é menos do que a autossuficiência, uma vez que mantém uma janela aberta para o mundo. 

A transição não se produz de um só golpe, mas a situação ambiental e climática diz-nos que temos urgência em desencadeá-la. Alguns elementos de uma «vida em transição»: a) afirmar clara e firmemente a amplitude do problema; b) insistir na responsabilidade criativa de cada um; c) partilhar e receber conselhos práticos sobre a mudança; d) colocar na mesa uma diversidade de opções possíveis; e) transmitir com empatia um sentimento de optimismo e solidariedade; f) reforçar o sentimento de que cada um pode fazer algo de muito importante para um objectivo comum.

O Gato Vadio recomenda este e outros livros, procurando tornar visíveis, à sua escala e no meio urbano em que se insere, as experiências criativas de transformação.