A Soberanía Alimentaria no Gato Vadio


Até aqui apenas disponível para consulta dos visitantes do Gato – infelizmente poucos nestes meses de confinamento, que esperamos estejam a chegar ao fim –, a Revista Soberanía Alimentaria, Biodiversidad y Culturas, editada em castelhano em Barcelona, passa a estar à venda na livraria a partir deste número 40, acabado de chegar.

Dedicada às questões da ruralidade, da alimentação e da agroecologia, trata-se de uma publicação singular no panorama peninsular: informar, reflectir e debater as questões com que se confronta o mundo rural, mas fazê-lo a partir de um ponto de vista nos antípodas das indústrias agroalimentares, que são hoje um dos vectores mais destrutivos da biodiversidade e da viabilidade social da ruralidade.

Este número dedica o seu dossier central aos «bancos de alimentos» e a outras formas próximas de ajuda alimentar. Embora dedicado à realidade vivida no Estado espanhol, ela está muito próxima da situação vivida em Portugal. Trata-se do conjunto de artigos mais importante que já tivemos oportunidade de encontrar na imprensa. Desde o circuito dos alimentos destinados às instituições de apoio social, as ligações e as convergências de interesses com a indústria, a menorização simbólica e social dos que pedem ajuda, até à «dieta» típica do cabaz dos bancos de alimentos, este é um dossier de leitura obrigatória para todos aqueles que querem perceber melhor as relações entre a distribuição social e comercial dos alimentos e as forças sociais e económicas que se exprimem pelas necessidades fundamentais. 

Outros artigos e temas merecem a nossa atenção neste número: entre outros, o impacte da pandemia na produção de alimentos; uma experiência de transição agroecológica na cidade de Llobregat, a poucos quilómetros de Barcelona, onde a população faz ela própria uma experiência orientada pela consciência da interdependência rural-urbana, desenvolvendo práticas de formação, partilha, troca e produção de alimentos. De referir, também, uma reportagem sobre o projecto de segurança social da alimentação desenvolvido em França pelo sindicato camponês Confédération Paysanne, onde se projectam no futuro as necessidades sociais reais que as relações produtivas com a terra motivam, elas que deverão ser objecto dos imaginários colectivos numa época em que a tecnocracia parece dominar totalmente o mundo rural.

A revista Soberania Alimentaria irá participar na sessão que organizamos no dia 25 de Abril. saber mais >