Vilarinho das Furnas | 12 MAR 21:30



Todas as quintas de Março às 21:30
CICLO DE CINEMA: COMUNIDADE
12 MAR 21:30 «Vilarinho das Furnas» de António Campos

Vilarinho das Furnas (1971) é um documentário de longa-metragem de António Campos, em 16 mm. É a sua segunda obra na prática cinematográfica da antropologia visual, realizada na tradição de Robert Flaherty e de Jean Rouch. É um filme etnográfico, que marca o Novo Cinema português em que, particularmente no documentário, a prática da etnografia de salvaguarda é uma das preocupações dominantes.

Vilarinho das Furnas viu chegar a hora de sua destruição em 1969. Encolhida na base da Serra Amarela, a vila estava situada entre os rios Homem e Eido. Congelada em um sistema de vida pastoral comunitária, seu único meio de derrotar as condições adversas, a vila desapareceu sob uma camada de água fria e estagnada, que por muitos anos lhe deu vida.


António Campos (Leiria, 29 de Maio de 1922 — Figueira da Foz, 8 de Março de 1999) António Campos, cineasta excepcional a que chamaram amador, um dos mais singulares realizadores portugueses pelo modo como filmou o país nas décadas de 1960 e 1970. Considerado um realizador à margem, um solitário, um instintivo, Campos representa a paixão de filmar.

Foi um dos primeiros cineastas em Portugal a dedicar-se à prática do filme documentário, dentro do conceito de antropologia visual. Explorou o filme etnográfico, recorrendo às técnicas do cinema directo. Foi um dos elementos fundadores do movimento do Novo Cinema em Portugal. Foi um caso invulgar no nosso cinema, pela persistência com que, indiferente a êxitos e a inêxitos, prosseguiu na senda que para si mesmo traçou.

Próximos filmes do ciclo...
19 MAR «Os Índios da Meia Praia» de António da Cunha Telles
26 MAR «Que Estranha Forma de Vida» de Pedro Serra