22 a 25 de Agosto | ImpressõesDeTeatro | LuchinoVisconti | . | . | . | JornalMapa24 |

Em Agosto, Gato Vadio expõe nas suas paredes vermelhas 
 “IMPRESSÕES DE TEATRO”
Crítica Teatral de Fernando Lopes Graça 
FERNANDO LOPES GRAÇA (TOMAR, 1906 – PAREDE, 1994), O MAIS reconhecido compositor português de todo o século XX, não se contraiu meramente no ofício da criação musical. Profícuo divulgador da “arte da musa” na suas distintas vertentes, foi igualmente um homem de toda a cultura, desvelando-se por várias funções pelas quais melhor se pudesse expressar. São hoje reputados os textos de divulgação musical que amiúde publicava em vários órgãos da imprensa, as suas traduções de obras literárias de autores máximos, como Jean-Jacques Rousseau ou Thomas Mann, ou ainda as paradigmáticas responsabilidades na criação e programação, nos inícios dos anos 40, da Sociedade de Concertos “Sonata”, que permitiu dar a conhecer, em Portugal, a música dos compositores da primeira metade do século XX. De igual relevância, mas menos conhecida do público em geral, foi a actividade de comentador de teatro que exerceu, maioritariamente, para o carismático semanário de crítica literária e artística – “O Diabo” –, entre Novembro de 1939 e Dezembro de 1940, mas também para a renomada revista de doutrina e crítica – “Seara Nova” –, nos primeiros meses do ano de 1943. Estes textos tornam-se, hoje, de um relevado interesse, não só pela análise de rigor com que abordava o assunto, de que era efectivo conhecedor, como pela requintada e sempre deleitável prosa com que o expunha.
Esta mostra exibe algumas destas 'Impressões' de teatro
nos seus exemplares originais de “
O Diabo” e da “Seara Nova”.
 

(Pedro Junqueira Maia, Agosto de 2019)

Nas quintas de Agosto,
Aldo Moro 
apresenta filmes de Luchino Visconti,
sempre pelas 21:30h, sempre com entrada livre.

Luchino Visconti nasceu a 2 de Novembro de 1906 em Milão, Lombardia, Itália como Luchino Visconti di Modrone. Foi escritor e reconhecido realizador.
Morreu a 14 de Março de 1976 em Roma, Lazio, Itália.
 Quinta 22 de Agosto, 21:30h  

Sentimento
1954, 2h 3m
Durante os últimos dias do conflito armado entre o Reino de Itália e o Império Austríaco, na Primavera de 1866, uma condessa italiana casada com um nobre veneziano envolve-se num romance tempestuoso com um jovem militar austríaco pondo em causa o seu casamento, os seus ideais políticos e o seu país.

 Sexta 23 de Agosto
 Sábado 24 de Agosto
 Domingo 25 de Agosto 

17-24h
Livros ou Discos
Bolachas ou Licores
Cerveja ou Vinho a copo
ou uma longa e intensa conversa...

   A edição 24 do Mapa
Jornal de Informação Crítica

(Agosto – Outubro)

 já chegou à nossa banca