Feminismos da Orfeu Negro

À Livraria chegaram
feminismos por Orfeu Negro
editora que se dedica à edição de ensaios e outros trabalhos documentais no âmbito das artes contemporâneas, privilegiando a transversalidade do pensamento artístico nos territórios da dança,
o teatro, o cinema, a fotografia, a música, a arquitectura e as artes visuais. 

Problemas de Género
Feminismo e Subversão da Identidade


JUDITH BUTLER 


Vinte e sete anos após a sua publicação original, Gender Trouble está finalmente disponível em Portugal. Trata-se de um dos textos mais importantes da teoria feminista, dos estudos de género e da teoria queer. Ao definir o conceito de género como performatividade – isto é, como algo que se constrói e que é, em última análise, uma performance – Problemas de Género repensou conceitos do feminismo e lançou os alicerces para a teoria queer, revolucionando a linguagem dos activismos.

PREFÁCIO E REVISÃO CIENTÍFICA João Manuel de Oliveira
TRADUÇÃO Nuno Quintas
Obscénica
Textos Eróticos & Grotescos

ANDRÉ DA LOBA
HILDA HILST 


Ó, as mulheres! Que sensíveis e doces, que lúdicas ladinas imaginosas e torpes! Mulheres! Fiquei amante de Clódia, a «leoa dos plátanos». Eu a chamava assim porque me parecia ser esse o seu verdadeiro nome. Os plátanos vão por conta da sonoridade da palavra. Chamava-a também de «putíssima amada», mais cabível ainda.
De 1990 a 1992, Hilst decidiu «alegrar-se um pouco» escrevendo textos eróticos e satíricos, convencida de que «o erótico é uma santidade».
Esta antologia reúne alguns textos ditos obscenos, sarcásticos e grotescos, que surgem agora acompanhados pelas ilustrações de André da Loba, colaborador assíduo do New York Times e considerado um dos 200 melhores ilustradores do mundo.