Sábado 28 de Abril, 21:30h Apresentação de Henriqueta ou Uma Heroína do Século XIX No livro «Henriqueta ou Uma Heroína do Século XIX – Reedição e Estudo», ressurge o texto escrito por A.J. Duarte Jr., jornalista e tipógrafo (e grande conhecedor do submundo portuense), acompanhado de um estudo recente assinado por dois doutorados da Faculdade de Letras do Porto.
A obra baseia-se numa história verídica, de meados do século dezanove portuense, que passou a ficção literária em 1877 e que foi republicada em 2016, numa edição de autor. O livro original foi ilustrado por artistas gráficos de renome; na republicação, para além das estampas antigas, fizeram-se novas gravuras.
Este romance é considerado um dos primeiros exemplos de Literatura de Terror no nosso país e nele a pele da personagem principal cola-se directamente à de uma aventureira e prostituta, muito célebre no seu tempo e ainda hoje referida em certos circuitos da Invicta pela singularidade do túmulo que possui no Prado do Repouso.
Aliás, não é apenas a vida (real) desta mulher e sim a morte de uma outra que continua a justificar reflexão mais atenta a este texto, quer no âmbito da história do crime e dos costumes, quer do ponto vista dos estudos de género e da condição feminina.
Umas notas biográficas sobre o autor: António Joaquim Duarte Júnior foi jornalista e escritor. Dirigiu a oficina tipográfica do «Comércio do Porto». Para além de «Henriqueta», foi autor de diversos trabalhos literários, entre eles «Rachel e Daniel ou o Enxota-Cães», obra teatral escrita e impressa por ele, em 1868, na tipografia do jornal onde trabalhava.
|
|
|