Divulgação - Projecto Escola Viva

Inscrições abertas para o Projecto Escola Viva  ano lectivo 2015 / 2016                  

Cooperativa dos Pedreiros, Porto


Espaço de Autonomia, Liberdade e Responsabilidade para crianças dos 2 aos 6 anos
 
info . contactos . visitas : escolaviva.pt:
escolaviva@portolivre.net : até 31 de Julho !
Vem conhecer-nos!

O projecto Escola Viva é um projecto em auto-gestão de membros da Cooperativa dos Pedreiros que cresce e aprende com as crianças e adultos que o transformam todos os dias.

As crianças aprendem com base na curiosidade e a partir dela descobremimaginam, experienciam e criam. Há tempo para brincar, para descobrir, para ajudar e para descansar.
 
Os valores-base do projecto são a autonomia, a liberdade e a responsabilidade, além da cooperação, confiança, criatividade e respeito. Estes valores desenvolvem-se no dia-a-dia, nomeadamente através de assembleias diárias onde cada criança escolhe uma tarefa colectiva, bem como actividades que pretende ou prefere desenvolver durante o dia. Neste espaço, todos cooperam para assegurar as actividades básicas, como cozinhar, lavar a loiça ou arrumar os brinquedos, num ambiente em que se respeita a individualidade e o ritmo de cada um.  As crianças sugerem projectos e actividades e, como acompanhamento e orientação das educadoras, têm oportunidade de fluir com a sua criatividade, sendo agentes activos do seu processo de crescimento e de descoberta.
Na Escola Viva, mais que Saber, importa Saber Ser.
Cartaz elaborado pela Oficina Arara com a ajuda das crianças da Escola Viva.

 A acontecer brevemente ... 

Sábado 01 de Agosto, 21:30h
 

Desde Maio, último sábado do mês,  
(ups, Julho transbordou!!!)
 hoje sem musa  
sessões sobre Poesia com Pedro Craveiro.

Nesta terceira sessão, Pedro fala com Leonor Figueiredo sobre a poesia de
Alberto Pimenta

Sexta 21 de Agosto, 21:30h
Apresentação do Projecto Útero
 

​Proyecto Úter
Entre as intensas mobilizações vividas en Espanha nos últimos anos, o “debate” sobre o aborto tornou-se necesário e libertador. Entendíamos que abordar o tema a partir de uma narração gráfica, deixando ao lado a linguagem escrita, podía converter o trabalho numa ferramenta de comunicação útil. Isto interessava-nos muito porque nos permitía trabalhar um tema histórico e universal que continua a ser um tabú em quase todo o mundo. Com o objetivo de criar um mural que favorecia a comunicação, começamos a recolher historias de pessoas de forma oral, a entrar em diálogo com elas, a gerar conversas. A partir destes materiais sensiveis, algunas historias converteram-se em anedotas que aparecem posteriormente no desenho. Outros ajudaram a destacar o tema, a ganhar perspectiva, a problematizar a questão.
Como colectivo La colmena, reivindicamos as historias transmitidas oralmente e a criação de imagens de leitura e digestão  lentas. Na imagem que confeccionamos não aparecem pessoas, mas representamos-las em forma de animais. Se os observares bem, a maioría dos nomes dos animais do póster utilizam-se para insultar as mulheres... decidimos reapropiarmo-nos destes nomes de forma moderada e converter estas criaturas nas heroínas da nossa historia.
Será um prazer compartilhar este projecto mediante apresentações orais e, assim como no seu processo de criação, contaremos as historias escutadas e vividas e colocaremos questões sobre a mesa. Além disso, esmeramo-nos por estar abertas e flexiveis a novas abordagens. Bemvindas!