A legitimidade da intervenção no espaço público + Leituras de Robert Walser | 8,10,11 de Dezembro


A legitimidade da intervenção no espaço público

Documentários + Tertúlia + Exposição Quinta, Sábado e Domingo

«Eu estava, como era moda em toda a humanidade, apaixonado pelo meu nome e, como fazem frequentemente os jovens com educação, escrevia-o por toda a parte.»
Goethe


Sábado, 10 de Dezembro, 22h
O Flagelo da Cidade - Tertúlia

Aproveitando a pérola (mais uma) com que o presidente da Câmara do Porto nos presenteou recentemente ("Os graffitis são o flagelo da cidade"), decidimos convidá-lo a conversar e reflectir um pouco acerca da legitimidade (talvez devêssemos aqui falar de necessidade) da intervenção, artística ou não, no espaço público. Começando no graffiti e passando pelas ocupações de praças e jardins levadas a cabo pelo movimento mundial dos Indignados, uma conversa longa como uma noite de Inverno, destinada aos que não se conformam com esta maneira simplista e mesquinha de ver a cultura e a sociedade, com esta subreptícia privatização do espaço público que desde há muito vêm fazendo os gestores da nossa democracia, com a prostituição "turística" desta nossa cidade e das suas gentes.      

Leitura de textos de Robert Walser

Robert Walser por Rui Amaral e Cristina Fernandes
Sábado, 10 de Dezembro, 17h00
por Cristina Fernandes e Rui Amaral

Robert Walser (1878-1956) é um dos mais originais escritores do século XX. Mestre da prosa curta, romancista singular, os seus textos, tantas vezes desconcertantes e difíceis de classificar, situam-se na fronteira entre o real e o fantástico. Ou, para sermos mais rigorosos, pertencem a uma espécie de literatura para a qual ainda não foi inventado um nome.

ver trailer

Bomb it! (2007)
Documentário, Jon Reiss (93min) 
Quinta-feira, 8 de Dezembro, 17h 



Sinopse: Um documentário indispensável que tenta contar a história do graffitti contemporâneo, desde as suas raízes nas pinturas pré-históricas até à explosão do movimento em Nova Iorque, durante os anos 70 do século passado.
Porquê expressarmo-nos, como essa expressão evoluiu, o que pensa quem o faz e como tudo isso se integra com o mundo à nossa volta. Nova Iorque, Paris, Amesterdão, Barcelona, Londres, Hamburgo, Berlim, São Paulo, Tokio, Los Angeles, etc, etc, etc.

Exit through the Gift Shop (2010)
Documentário, Banksy (84min)
Domingo, 11 de Dezembro, 17h




Sinopse: Nas palavras do próprio Banksy, esta é a história de um homem que tentou filmar o infilmável, e falhou. Thierry Guetta, um excêntrico francês, vendedor de roupa e cineasta amador, tenta encontrar, e fazer um filme sobre, um dos mais misteriosos "artistas de rua" do mundo, Banksy. Numa reviravolta do destino, a objectiva vira-se sobre o seu dono e é Banksy quem acaba a fazer um filme sobre Thierry. Pouco após o seu lançamento, o filme suscitou muita polémica sobre a veracidade da história apresentada e é ainda considerado por muitos como um "prankumentary" (documentário falso).
Conta com a participação de Banksy, Shephard Fairey, Invader e muitos outros infames "artistas de rua".


Friend on FacebookVadiamos no Facebook
Forward to FriendPartilha este programa por email