Festa de Solstício & Visita da Pipi das Meias Altas | 21, 22, 23 de Dezembro


Quarta, Quinta e Sexta 
Pipi das Meias Altas Visita a Gato Vadio 

Projecção de episódios da série às 18h30 e às 22h



Nos próximos dias a livraria-café-bar Gato Vadio projectará alguns episódios da série televisiva Pipi das Meias Altas, produzida pela televisão sueca, e baseado nos livros da escritora de literatura infanto-juvenil Astrid Lindgren, que teve como protagonista principal a actriz Inger Nilsson.

"Pippi Långstrump" (em sueco) , Pipi das Meias Altas ( em português) , Pipi das Calças Largas ( em castelhano), Fifi Brindacier (em francês), Pippi Longstocking ( em inglês) é o título de uma série de livros infanto-juvenis da autora sueca Astrid Lindgren, e que foi transformada em série de TV, iniciada em 1969, com várias réplicas até 1973, e que povoam ainda hoje o imaginários de muita gente nova, e menos jovem.

O anarco-langstrumpismo da Pipi é reconhecido por muita gente.

Pipi é uma rebelde, uma adepta de estratégias insurreccionais. Provoca as situações, transforma cada território que atravessa numa zona autónoma temporária. Na sua casa ( Villa Drôlederepos) – que não é mais do que um squatter autogerido - ela vive com indivíduos seleccionados por afinidade: o senhor Nilsson e o tio Alfred – que não são só dois compinchas perfeitos, mas também são seres dotados de razão, que vivem de acordo com os seus desejos, o que torna a coisa mais alegre, como se imagina. A casa está localizada no limbo do poder capitalista, estatal e patriarcal, e completamente fora do sistema mercantil de mercado. Lá ninguém trabalha e as actividades são realizadas de uma forma lúdica.

Pipi é uma teórica subversiva. Ela não pára de inventar novas situações, novas possibilidades de acção graças à sua criatividade fenomenal.

Pipi é apátrida, já percorreu o mundo, não é de nenhum lado e, ao mesmo tempo, é de todos os lugares.

Pipi é irrecuperável. Ela constrói com audácia e mestria o seu projecto de emancipação, de experimentação quotidiana, evitando as manobras que possam rebaixá-la. Não obstante, todos os dispositivos do poder tentam constantemente manietá-la, e trazê-la para a ordem: a tia Percilla, que conspira com as madames da vizinhança para a levar para a escola, os chuis que a querem levá-la à força para orfanato, os ladrões que pretendem roubá-la e atentar contra a sua pessoa. Pipi a todos os ridiculariza graças à sua perspicácia, à sua imaginação e à sua força prodigiosa. Não conseguimos imaginá-la integrada numa família, numa igreja, numa pátria, num partido. Os adultos não conseguem impôr-se à sua vontade.

Acima de tudo, Pipi é uma criança. Ela não espera crescer para ser intelectual, saber a tabuada, para se casar ou se candidatar a presidente de câmara ela quer apenas viver de acordo com seus próprios desejos e segundo as suas próprias necessidades.

Quinta às 20h30
Festa de Solstício

Festa de Solsticio
Música celta, vinho quente e sopas de alho para aquecer o espírito e ambientar os espíritos!
4ª feira, dia 21 de Dezembro, às 18h30 e 22h.

Pipi chega à vila Kunterbunt

Tommy, com nove anos, e Annika, com apenas oito, são dois irmãos que vivem numa pacata aldeia da Suécia. Moram perto de Villa Kunterbunt, uma casa de aparência divertida que se pensa ter sido construída em tempos por um marinheiro.
No entanto, sempre esteve vazia até que, certo dia, ao final da manhã, algo de extraordinário acontece: uma menina com umas botas demasiado grandes e um macaco ao ombro chega à aldeia montada num cavalo e ocupa Villa Kunterbunt. Tommy e Annika entram pela primeira vez na casa e travam amizade com Pippi das Meias Altas. Contudo, há pessoas que pensam que uma menina tão pequena como Pippi não pode viver sozinha. E isso significa sarilhos...

Os novos amigos de Pippi

Quando passam por Villa Kunterbunt no regresso da escola, Tommy e Annika ouvem Pippi a ressonar. Decidem acordar a amiga e esta faz-lhes uma proposta irresistível: Pippi decide tirar algumas moedas de ouro do baú que o pai lhe deixou e ir às compras. As crianças andam de loja em loja, fazem travessuras e compram muitos sacos de guloseimas que depois partilham com os outros meninos da aldeia.

Pipi e o jogo de procurar coisas

Chove a cântaros quando Tommy e Annika entram em casa de Pippi para lhe dizer que a mãe a convidou para tomar chá nessa tarde.
Enquanto Tommy e Annika estão na escola, Pippi rega as flores apesar de estar a chover copiosamente e, por fim, decide aceitar o convite. Entretanto, treina boas maneiras e até lava os pés, esfrega o chão de um modo muito peculiar e ainda inventa um jogo novo de “procurar coisas". Por fim, é a altura do grande momento: a chegada de Pippi ao chá das 5. Será que Pippi consegue comportar-se como uma senhora

5ª feira, dia 22 de Dezembro, às 18h30 e 22h

Pippi faz uma expedição

Quando Pippi se decide a fazer uma expedição, esta tem de ser muito especial. Num instante constrói um papagaio de papel e, com a ajuda de Tommy e Annika, põe-no a voar. Pippi mostra como se voa a pique como um pássaro lançando-se de um penhasco, como ruge o leão ou como nos podemos orientar numa gruta.
Junto ao rio, os três amigos encontram os ladrões Donner e Blom que, mais uma vez, fogem da polícia. Estão completamente famintos e Pippi, comovida, trata de lhes encher o estômago com um pão com chouriço. Até que, de repente, se apercebem do desaparecimento do Sr. Nilsson. Encontram-no a descer o rio em cima de uma tábua. Mas não há problema pois Pippi nada como ninguém.

Pipi e os fantasmas

Pippi festeja o seu aniversário. Como vive sozinha, tem de se desejar a si própria as maiores felicidades e cantar os “parabéns”. Só ao fim do dia é que Tommy e Annika lhe trazem um bonito presente. Como com Pippi tudo é diferente, os convidados também recebem presentes. Donner e Blom, dois convidados indesejados, ficaram muito interessados no lendário tesouro de Pippi e tentam vasculhar Villa Kunterbunt. Contudo, o Sr. Nilsson expulsa-os.
Uma vez cortado o bolo de anos, Pippi tem uma ideia muito especial: para festejar este dia quer remexer coisas velhas no sótão, onde se diz existirem muitos fantasmas!

Pipi vai ao parque de diversões

Pippi, Tommy e Annika decidem ir ao parque de diversões. Enquanto Pippi está a mostrar a sua perícia a acertar nas latas, os polícias Kling e Klang aparecem no carrossel. Com o pretexto de inspeccionarem as medidas de segurança, o seu objectivo é conseguirem uma volta grátis. Se ao menos soubessem como aquele carrossel era rápido! Contudo, a principal atracção é o possante Augusto, o homem mais forte do Mundo. Quem o vencer no ringue recebe uma nota de banco das mãos do director. E Pippi sobe para o ringue...

6ª feira, dia 23 de Dezembro, às 18h30 e 22h

Pipi aprende a fazer contas

Pouco tempo antes do Natal começam a cair os primeiros flocos de neve, por isso Pippi vai buscar as suas bonitas camisolas de Inverno. Mas quando encontra Tommy e Annika a caminho da escola, fica com inveja: os dois amigos estão ansiosos pelas férias de Natal. Não é injusto o facto de Pippi nunca ter férias? Só por isso até já ia à escola. Hoje não, mas o mais tardar no dia seguinte. E é o que Pippi decide fazer, mas chega atrasada e leva o Sr. Nilsson consigo. É evidente que isso significa problemas.

Pipi e a festa de natal

O Natal está a aproximar-se e a senhora Prysselius decide levar Pippi para um orfanato para não ter de passar o Natal sozinha. Mas não tem qualquer hipótese pois Pippi prefere ocupar-se a fazer os doces de Natal. Passa a noite da consoada sozinha com os seus animais e sente-se triste, não por estar só mas porque não há ninguém para receber os presentes que ela colocou na árvore. No entanto, Tommy e Annika prepararam em segredo uma surpresa para a sua amiga.

Pipi e o Spunk

Ao pequeno-almoço, Pippi das Meias Altas inventa uma nova palavra: "spunk". Agora dava jeito saber o seu significado. Podia ser um animal perigoso, e por isso trata de construir uma armadilha para “spunks”. Depois, com a ajuda de Tommy e Annika, começa à procura do desconhecido. As crianças não encontram qualquer pista, nem na loja de doces nem na loja de ferramentas. Mas Pippi recusa-se a regressar a casa sem um “spunk”. Subitamente, pensa ter encontrado a solução para o enigma: o “spunk” é uma doença que acabou de contrair.

Pipi e a grande viagem de balão

Os ladrões Donner e Blom tocam realejo e Pippi oferece uma moeda de ouro a cada um por terem "tocado mal tão bem". Isto volta a despertar o seu interesse pelo ouro de Pippi, por isso entram em Villa Kunterbunt e conseguem encontrar o baú. Pippi não se apercebe de nada porque está demasiado ocupada com o balão que encontrou no sótão. Com Tommy e Annika, começa os preparativos para o voo e não tarda a içar-se pelos ares. Por mero acaso, as crianças descobrem os dois bandidos precisamente quando estão a contar as moedas roubadas.