Quinta-feira, 5 de Fevereiro
Curta-metragem + Documentário
21h30
Gato Vadio

Un Chien Andalou,
Luís Buñuel, 1929
Curta-metragem, P/B. 16 m.
Luis Buñuel estreou-se como realizador (e actor) com esta experimental curta-metragem, escrita em parceria com Salvador Dali, que constituiu um marco do surrealismo no cinema. À luz da psicanálise, Buñuel e Dali exploram o inconsciente humano, numa sequência de cenas oníricas, incluindo o célebre momento em que um homem corta, com uma navalha, o olho de uma mulher.

Las Hurdes, Terra sem Pão
Luís Buñuel, 1933
Documentário. P/B, Duração: 30 minutos.
Após a proclamação da República em Espanha, Buñuel regressou de Paris e realizou, em 1933, o documentário, Las Hurdes, tierra sin pan, De modo cru, descreve a vida miserável e os costumes ancestrais de uma aldeia espanhola da Extremadura em estado quase selvagem. As imagens e os factos descritos são extraordinários e irreais, acabando por conferir ao filme um cunho verdadeiramente surrealista. O documentário desagradou de tal forma o governo republicano que foi proibido por veicular uma imagem medieval da Espanha.
O realizador espanhol explica na sua autobiografia que em vez de sentir comiseração e pena pelos indigentes e excluídos da sociedade, manifestava profundo sentimento de respeito e de dignidade para com os mais necessitados.
As Hurdes situam-se numa região montanhosa e inóspita na Extremadura espanhola junto à raia portuguesa.