Abril pelo Barroso - O Barroso como Zona a Defender
A expressão zona a defender (ZAD) é um neologismo activista utilizado em França, Bélgica e Suíça para designar espaços ocupados por activistas com o objectivo de se oporem a projectos de construção considerados prejudiciais ao ambiente. Os ZADs geralmente assumem a forma de ocupações ao ar livre e também servem como locais para uma vida independente.
4/04: “Notre Dame des Luttes”
Argumento e Realização: Jean-François Castell
Fr 2012, 53m
Um acalorado documentário sobre a resistência contra a construção do novo aeroporto na zona de Nantes, que acompanha ativistas zadistas que começam a deslocar-se e a viver nas terras que ficaram abandonadas após a paralisação do projeto.
11/04: “Plogoff, des pierres contre des fusils”
Realização e argumento: Félix Le Garrec, Nicole Le Garrec
Fr 1980, 16mm, 110 min, Cor
«Plogoff, Fevereiro de 1980. Uma população inteira recusa a instalação de uma central nuclear a poucos passos de Pointe du Raz, na baía de Audierne, aberta ao Atlântico. Seis semanas de lutas diárias lideradas por mulheres, crianças, pescadores, agricultores desta terra de Finistère, ansiosos por preservar a sua alma. Seis semanas de drama e alegria, violência e ternura... A história épica do povo do Cabo Sizun, enfrentando as pressões da nossa sociedade moderna.»
18/04: “O Sino Contra o Nuclear”
Realização e argumento de Raquel Hermínio
Pt 2024, 75 min.
Este documentário mergulha nas movimentações populares e dá voz aos principais atores que se opuseram à construção da central nuclear em Ferrel, Peniche, nos finais dos anos 70. Por meio de relatos e imagens de arquivo, o filme revela os bastidores dessa luta incansável, e destaca a união e solidariedade que uniram os habitantes de Ferrel contra um projeto que representava uma ameaça iminente à população e ao país. Uma narrativa envolvente que retrata um momento crucial da história energética portuguesa, e celebra a força de um povo, quando unido em prol de uma causa comum e, por um futuro mais seguro e sustentável.
25/04: “Tiro à Troika”
Pt 2025, 5 min.
Filme de Luís Costa gravado na manifestação “Que se lixe a troika, queremos as nossas vidas”.Com Ana Ulisses, Cátia Ribeiro, Lara Ribeiro, Natacha Ribeiro e ainda com Jaime Oliveira e Punkito. Porto, 2 de Março de 2013.