Cinema Vivo | Sextas de Maio 22h


Sopa 20h - Sessões de Cinema 22h

05/05
- LOS HOMBRES SIN ROSTROS (doc. México/Rússia, 2016, 59’)
Filme sobre os povos indígenas de Chiapas, no México, e suas vidas 20 anos após o levante armado. Em 1994, milhares de pessoas deixaram a Selva Lacandona para reivindicar seus direitos. O conflito militar durou apenas alguns dias, mas a guerra continua..



12/05 - OKUPA, Crónica de una Lucha Social, de Octavi Royo e Ignasi P. Ferré, 2006,
Documentário sobre o movimento Okupa de Barcelona.




19/05 - ANTÓNIO FERRA, Poesia de Boca Aberta.
Performance - Leituras.
António Ferra – Mede 1,71, pesa 73 quilos e é careca.
Nasceu e cresceu no Porto, vive em Lisboa. Começou por publicar teatro para crianças. Na ficção, Crónicas dos Novos Feitos da Guiné, Fugindo de Todos os Fogos e narrativas curtas.
Livros de poemas publicados: Com a Cidade no Corpo, A Palavra Passe e poesia satírica: Livro de Reclamações. E também Dos Livros Levanta-se Um Pássaro e Clara em Castelo, lengas e narrativas.
Ainda a prosa dita poética em Bio Grafia, Marias Pardas, Já Próximo Dos Anjos, Bluff, Periferias da Luz, Estrada de Cinza, a poesia ri unida, a primeira pedra. Tem mantido desde sempre a actividade de artista plástico, numa articulação desejada com o trabalho de escrita, ilustrando algumas das suas obras. Ultimamente tem-se dedicado à produção de vídeos com performances de sátira à sua própria poesia e à dos outros. Também se aventurou a fazer mímica de playback com autores prestigiados dos clássicos da canção, donde se destacam Carlos Gardel, Frank Sinatra, Dean Martin, Edit Piaff, Sara Montiel, Ray Charles, Gloria Gaynor ou Otis Reading, com quem interage, virtualmente.

26/05
- Dziga Vertov, O Homem da Câmara de Filmar
Um dos documentários mais influentes e estudados da história do cinema. Estreado em 1929, fruto do período mais inventivo do cinema soviético, O Homem da Câmara de Filmar permanece uma obra fundamental para entendermos o cinema como uma arte que pode captar, revelar e transfigurar a realidade.