Favas contadas: A louca aposta na agricultura biológica | 28 dez. 20:30

 

A Louca Aposta na Agricultura Biológica é um livro da autoria de Claude Aubert, um pioneiro da agricultura biológica em França e na Europa que nos conta a história da afirmação desse modo de produção de alimentos apesar dos desafios que foram sendo impostos e das resistências preconceituosas com que teve que se defrontar. Contamos com a presença do tradutor José Carlos Marques, das Edições Sempre em Pé e Associação Campo Aberto, para nos apresentar a obra e desafiar-nos ao debate em torno do alimento. 

Para o centro da mesa trazemos ainda o caloroso Caldo Verde da época! 
Quarta-feira, 28 de dezembro às 20:30 na Gato Vadio.
 

A LOUCA APOSTA NA AGRICULTURA BIOLÓGICA. Testemunho de um pioneiro: combates dos anos 1960 até aos dias de hoje.

Sinopse: Há sessenta anos, a agricultura biológica surge pela primeira vez em França, na véspera da chamada Revolução Verde, cujo objetivo é simples: aumentar fortemente os rendimentos da agricultura apoiando-se, entre outras coisas, no uso em massa de adubos químicos e de pesticidas. Uma «revolução» que seria na época unanimente saudada como um notável êxito.

Por isso, afirmar que é antes necessária uma agricultura diferente que se apoie na fertilidade do solo e na matéria orgânica a ele adicionada como fertilização, renunciando aos produtos de síntese, é nessa época considerado como pura loucura! Porém foi essa louca aposta que fizeram algumas pessoas desde os anos 1960. Ignoradas ou vilipendiadas pelos adeptos da agricultura convencional, resistiram no entanto e conduziram a agricultura biológica ao que é hoje: ainda minoritária, é certo, mas considerada por um número cada vez maior de pessoas como a agricultura de amanhã.

Este livro conta essa aventura. O autor, um dos pioneiros da agricultura biológica em França, confia-nos simultaneamente um testemunho pessoal, onde fervilham episódios vividos ao longo de um percurso nada típico; uma acusação fundamentada contra aqueles que, durante décadas, ignoraram ou combateram esse tipo de agricultura; e numerosos esclarecimentos sobre aquilo que ela é hoje, em França e no mundo, sem esquecer o seu futuro. Além disso, o livro contém informações ignoradas ou que permaneceram confidenciais ou restritas, inclusivamente sobre o azoto e os seus «aprendizes de feiticeiros»…

Mais informação: https://www.campoaberto.pt/2022/11/05/a-louca-aposta-na-agricultura-biologica-um-livro-a-debater/ 

 
 =^..^= =^..^= =^..^= 
FAVAS CONTADAS, sempre na última quarta-feira do mês no Gato Vadio. 
Filmes e conversas com o alimento no centro: consumo crítico, sopa da boa e soberania alimentar.