Cinema - Ciclo Ensino Obrigatório | 12, 19, 26 Mai. 21h30


12 de Maio - ESCOLA PARA A VIDA (SchoolLife)

Realização - Neasa Ní Chianáin, David Rane; Produção - Gris Medio, Radio TelevisiónEspañola (RTVE), Soilsu Films; Ano -2016; Duração - 99 minutos

Sinopsis - Um ano na vida de dois inspiradores e cativantes professores, John e Amanda Leyden, do único colégio interno do ensino primário na Irlanda. A HeadfortSchool, situada numa propriedade do século XVIII ao estilo de Hogwarts, abraça a tradição e a modernidade. Para John, a música rock é apenas mais uma disciplina, ao lado de Matemática, Escrituras e Latim, ensinada de uma forma colaborativa e muitas vezes divertida. Para Amanda, a chave para se conectar com as crianças é o livro, e a professora usa todos os meios para envolver a mente dos jovens na literatura. Durante quase meio século, os dois professores moldaram milhares de mentes, mas agora é altura de fazerem os preparativos para a sua reforma. Será que o seu modo dedicado e pessoal de preparar as gerações futuras irá perdurar ou desaparecerá como tantos outros métodos centrados na comunidade?

19 de Maio - A TURMA (ENTRE LES MURS)

Realização- Laurent Cantet; Autoria - François Bégaudeau; Ano–2008; Duração - 128m

Sinopsis - A TURMA retrata um ano de um professor e da sua turma numa escola de um bairro problemático de Paris. Filme galardoado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2008.


26 de Maio - SER E TER (ETRE ET AVOIR)

Realização - Nicolas Philibert; Música - Philippe Hersant; Ano–2002; Duração - 104m

Sinopsis -Numa escola primária na região de Auvergne em França, Georges Lopez é professor de uma turma de 13 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos. Lopez, um educador veterano à beira da reforma, é um modelo de sensibilidade e compreensão a lidar com crianças. Nunca levantando a sua voz e falando diretamente com eles, o seu afeto é tão notório como o respeito e a confiança que as crianças têm por ele.