Apresentação da Revista Lina | Qui. 5 Mai. 21h00


 
Perspectivas Feministas 
em Arquitectura e Urbanismo

Em prol de uma reflexão sobre “Onde estão as Mulheres?” na história da arquitetura, na prática da arquitetura, no ensino da arquitetura, nos usos da arquitetura, na encomenda, na vivência do espaço público, no urbanismo.



A revista LINA surge da vontade e necessidade de criar um espaço de discussão e reflexão protagonizado por mulheres dentro das esferas da arquitetura e da urbanística. Pretendemos construir este espaço a partir de perspectivas feministas interseccionais e transdisciplinares, especialmente orientadas para questionar e desconstruir a falsa noção de neutralidade do masculino perpetuada nestas práticas e nas construções teóricas associadas.
 
 
LANÇAMENTO LINA #0 | ONDE ESTÃO AS MULHERES? | 05 DE MAIO 2022 ÀS 21H (Portugal) e 17h (Brasil)

É com muita alegria que anunciamos (finalmente) o lançamento oficial do Número #0 da Revista Lina - perspectivas feministas em arquitetura e urbanismo : “Onde estão as mulheres?”. O evento será em modo híbrido, presencial e online:

🌺 QUANDO?

No dia 05 de maio de 2022, às 21h (Portugal)

🌺 ONDE?

[presencial]
Na Livraria Gato Vadio
Morada: Rua da Maternidade 124, 4050-369 Porto, Portugal.

[online]
Link ZOOM:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84937988278?pwd=WkoyamJ4QUpHbkFheUFPQ0xiRXo5dz09
ID Reunião: 849 3798 8278
Password: 083760

Horários: 21h Portugal, 17h Brasil

Com a participação de toda a Equipa Editorial da Revista Lina.

Com edição da Associação Cultural Parábola Crítica, e apoio do Secretário de Estado da Cultura, Governo de Portugal.


Sobre o projeto:

A “Revista LINA - perspectivas feministas em arquitetura e urbanismo'' é um projeto editorial que pretende atuar como uma plataforma de reflexão com recorte de gênero dentro das esferas da arquitetura e urbanismo. A publicação terá uma periodicidade anual e será desenvolvida nos formatos digital e impresso; o primeiro de acesso gratuito via website e o segundo com tiragem de oferta a autoras/es e equipamentos dedicados à cultura (bibliotecas, associações, instituições de ensino).

A Revista Lina pretende contribuir para uma nova forma de analisar as mulheres enquanto sujeitas que pensam e vivem as cidades, questionando a forma como as cidades foram concebidas e estudadas até hoje. Através da Revista esperamos promover práticas de pensamento e crítica ligada à práxis de arquitetura, urbanismo e outros estudos relacionados, criando um espaço de discussão alternativo, amplamente alargado ao público cultural diversificado de modo a reconfigurar coletivamente novos imaginários urbanos.

Evento no Facebook: