Favas contadas > FOOD COOP | qua. 30 mar. 20:30

 

FAVAS CONTADAS #03 > FOOD COOP

Um supermercado com zero clientes e 17.000 trabalhadores!?

qua. 30 de março a partir das 20:30

FOOD COOP (EUA, 2016)

Documentário realizado por Tom Boothe

Duração: 1h37m

Acompanhado com sopa picante


Documentário sobre um supermercado cooperativo enraizado no coração do Brooklyn, onde todos os 17.000+ membros trabalham 3 horas por mês para garantirem o direito a comprar os melhores alimentos de Nova York a preços incrivelmente baixos. Cria-se um ciclo virtuoso no qual o baixo custo do trabalho permite cobrar menos pelos produtos; os preços baixos atraem mais gente; mais gente leva a maior poder de compra colectiva; maior poder de compra gera preços ainda mais baixos, o que atrai mais membros, e por aí fora, o ciclo continua.

O exemplo do sucesso da Park Slope Food Coop, já com quatro décadas de existência, é uma má notícia para o capitalismo e para a agroindústria, e inspira com o seu idealismo pragmático formas de transformar os sistemas de produção e distribuição agroalimentar. É o que tem acontecido um pouco por toda a Europa, onde a projecção de FOOD COOP desencadeou uma onda de iniciativas de cooperativismo de distribuição alimentar, com grupos formados em mais de 50 cidades, incluindo Barcelona, Paris, Madrid, Bruxelas, Estocolmo, onde se está a tentar recriar este modelo que une comunidades, mina monopólios corporativos, e democratiza o acesso a alimentos de qualidade enquanto promove um consumo ecologicamente responsável e consciente.

Vamos conhecer a forma como a cooperativa funciona, as suas regras, a diversidade e excentricidade dos seus membros, e veremos também como a cultura que foi ali criada dá diariamente aos seus membros lições viscerais de democracia, e como isso pode representar uma mudança potencial de mentalidade para toda a gente face aos tempos que vivemos cada vez mais difíceis.

+ info: foodcoop.film

 

FAVAS CONTADAS: sempre na última quarta-feira do mês. Com uma panela de sopa no centro da mesa vermelha do Gato, vemos um filme e alimentamos conversas sobre consumo crítico e soberania alimentar.