Solidariedade com o Curdistão | 9 out. 18h

Sábado, 9 de Outubro, 18h

Projecção do documentário As comunas de Rojava (45min) e videochamada com membrxs da comuna internacionalista em rojava/AANES para falar sobre a atual situação da agressão turca e com um apelo à solidariedade internacional.

>>>>>>>>>>>>>>

O conflito no Curdistão e em Rojava está a alcançar níveis históricos. Nas montanhas livres do Curdistão, o Estado Fascista Turco leva a cabo uma operação em grande escala desde o 23 de Abril. Em Rojava e em Shengal, território do povo Yazidi que sofreu um genocídio às mãos do Estado Islâmico em 2014, os ataques nunca pararam e continuam-se a intensificar. 

Dia 9 de Outubro será o aniversário da conspiração internacional que pôs Ocalan em isolamento numa prisão Turca. É sabido que a Turquia usa estes marcos históricos para realizar grandes operações contra os povos da região. Aproximamo-nos dessa data que tem uma grande importância para o movimento curdo e pela situação de alta tensão e de enorme conflito, leva-nos a pensar que para as primeiras semanas de Outubro e antes do início do inverno na região o Estado fascista Turco atentará novamente um escalar de agressões contra os territórios de Rojava e Shengal.

Está na hora do fascismo Turco também encontrar resistência internacionalmente pois sem o apoio dos estados capitalistas e da NATO este não existiria. Está na hora de tomarmos a nossa responsabilidade como pessoas que desejam e sabem que um mundo diferente é possível e agirmos contra o fascismo Turco.