Lembrar a Nakba | 15 de Maio às 17h

 

Sábado, 15 de Maio às 17h

Lembrar a Nakba – projecção de filme e debate sobre a catástrofe palestiniana de 1948 

Projecção do documentário 1948: Criação e Catástrofe, e conversa com os realizadores Ahlam Muhtaseb e Andy Trimlett

Sinopse do filme:
Através de fascinantes e comoventes relatos pessoais de palestinianos e israelitas, 1948: Criação e Catástrofe, revela os chocantes eventos de um ano fundamental na história da disputa pela Palestina/Israel. Conta a história do estabelecimento do Estado de Israel como é vista pelas pessoas que estiveram lá. Mas em vez de dar uma lição de história, este documentário é uma cartilha para o presente. Não é possível entender o que está a acontecer na Palestina/Israel sem compreender 1948. Este documentário foi a última oportunidade que muitos dos entrevistados - palestinianos e israelitas - tiveram para contar em primeira mão o que aconteceu durante a criação de um Estado e a destruição de uma nação. 


"É um buraco negro. Não quero pensar sobre isso." estas palavras abrem o documentário, e chamam a nossa atenção para uma história que muitos preferem esquecer. Mas nós não esquecemos. Este documentário é uma forma de lembrar a Nakba, e de compreender o que aconteceu em 1948.  


Filme legendado em português
Trailer e informação sobre o filme disponíveis aqui: www.1948movie.com

Projecção às 17h30. A sessão será antecedida de uma apresentação dos participantes, seguida de uma conversa com a realizadora e professora universitária Ahlam Muhtaseb e o realizador Andy Trimlett.