Na nossa Livraria....

pequena mostra da livraria
com a gata à vossa espera...

 Para breve ...  

Coming soon ... 

Nas quintas de Janeiro vadios apresentam Filmes Palestinianos,
sempre pelas 21:30h, sempre com entrada livre.


03 - Intervenção Divina (2002) Elia Suleiman / 92m

Realizado pelo cineasta palestiniano Elia Suleiman, é um olhar cáustico, irónico e melancólico sobre a situação actual do povo palestiniano. É a libertação de um país e de um povo através do corpo de uma mulher e um balão vermelho com o rosto de Arafat estampado que ilude o controlo israelita.


10 - O Sal do mar (2008) Annemarie Jacir  / 109m

Soraya, 28 anos, sempre viveu em Nova York. Ela decide ir à Palestina, de onde sua família saiu para o exílio em 1948. Ao chegar, ela tenta recuperar as economias do avô. Diante da recusa do banco, Soraya resolve tomar as rédeas da sua vida.


17 - O tempo que resta (2009) Elia Suleiman  / 109m

Um filme semi-biográfico, em quatro episódios (de 1948 aos nossos dias), acerca da família de Elia Suleiman, que se serve dos diários de seu pai e das cartas trocadas pela sua mãe com os familiares forçados a abandonar o país. Juntando as memórias e vivências de todos, é retratada a vida dos palestinianos que resistiram, permanecendo na terra dos seus ancestrais, vivendo como minoria no seu próprio país. A história de duas gerações de uma família como demonstração da própria História da Palestina. 

 

Legendas em português


24 - Budrus (2010) Julia Bacha / 70m

Em 2003, o líder comunitário Ayed Morrar reuniu activistas em protestos não-violentos contra a construção de um muro, previsto para ser erguido pelo governo de Israel num pequeno vilarejo na Cisjordânia, destruindo campos e separando famílias.
 

Legendas em inglês e português


31 - 5 Câmaras Partidas (2011) Emad Burnat / 94m

 É a história de vida de um agricultor palestiniano e da resistência não violenta à ocupação israelita, numa pequena aldeia da margem ocidental. O documentário foi filmado quase inteiramente pelo próprio agricultor, Emad Burnat, que em 2005 comprou a primeira câmara para registar o nascimento do primeiro filho e continuou a filmar a vida da família e a da resistência dos habitantes da terra à ocupação israelita. Cada uma das 5 câmaras conta uma parte diferente da história, da ocupação, do muro construído por Israel , da revolta dos habitantes locais, da violência e da morte de amigos.


Legendas em inglês e português

Sábado 19 de Janeiro, 17-23h / Domingo 20 de Janeiro, 17-23h
"Arte sem fronteira com outro olhar"
 Durce Coelho, Artista Plástica, realiza Oficina de Arte, Crítica de Arte e
Projectos de Pesquisa em Arte Social, vem trazer a esse estabelecimento Gato Vadio, a realização de uma prática artística, onde procuraremos atender aos interessados que desejarem participar deste trabalho colectivo. O foco do trabalho é levar a consciência das artes aos imigrantes, aos refugiados ou a qualquer pessoa que tenha tido contacto com outras nacionalidades, para dar uma oportunidade de vivenciar e reconhecer através do mapa mundo, seu país de origem, como também o país que se  encontra. Viabilizando o poder da arte. Nesta prática que propomos realizar no Gato Vadio, vamos trabalhar no âmbito das artes plásticas, com realização de desenhos e pinturas, que cada um pode se expressar de forma livre e criativa, com uma prévia abordagem e uma sensibilização com os participantes. 

Sábado 26 de Janeiro, 18:00h
Encontro Mulheres Canábicas
Espaço de debate e partilha de experiências, dúvidas e opiniões entre mulheres activistas, consumidoras, cultivadoras e interessadas na planta canábis.

Sábado 02 de Fevereiro, 18:30h
Leitura de poesia só com poetas mulheres cá do Porto
confirmadas:
Tatiana Faia
Francisca Camelo
Mafalda Sofia Gomes
(...)