Jornadas da Soda Cáustica | 9 a 11 de Março


Da Relocalização da Economia, à Ediçom Independente, e ao  Info-Activismo .

“Eles já estão lá: eles próprios começam a contar os exércitos [do reino] para nada, e infelizmente a força deles está na imaginação; e podemos dizer com toda a certeza que ao contrário de todos os outros tipos de poder, eles podem, quando chegam a um certo ponto, tudo o que eles pensam que podem.” 
Cardeal de Retz a Ana de Áustria 

“ Aquele que deseja e não age pode gerar a peste”, 
William Blake
9 de Março, sexta feira

22h | Mídia Independente
Mídia Independente em Tempos de Guerra | Documentário (2003) | 35 mins
Ir ao espaço onde está o silêncio, e não o calar. Mais do que pôr a descoberto os obscuros meandros em que a mídia se camuflou durante a invasão do Iraque, Amy Goodman (Democracy Now!) no Mídia Independente em Tempos de Guerra - disseca os podres da mídia corporativa, eterna cúmplice na condenação da realidade à inexistência.

A consciência não pode render-se mais ao estado actual das coisas. Não é a soda-caústica que nos alimenta, ela apenas nos ajuda a tirar um mundo a limpo. Mundo, onde cada vez mais a nossa vontade de querer viver e de experimentar a aprendizagem colectiva de construir outro mundo não pode ter lugar. Contudo, a crítica não chega para nos deixar despertos...  
  
Sábado, 10 de Março | 11h - 16h30
Oficina de Posters & Escrita Criativa
com Tamara
Loesje com uma pitada de ES.COL.A



Sábado, 10 de Março | 19h 
  Libre Graphics Magazine

Apresentação com Ana Carvalho e Ricardo Lafuente | Manufactura Independente
Libre Graphics Mag Pic
Libre Graphics magazine é uma revista impressa de design, arte e media visuais. Centra-se no tema da cultura livre apresentando trabalho desenvolvido com recurso a Software Livre e publicado segundo licenças permissivas. Ao mesmo tempo, procura desenvolver um discurso crítico nesta área, refletindo sobre a forma como as ferramentas e licenças interagem com as práticas artísticas.

Num mercado cada vez mais dominado por ferramentas e soluções proprietárias a Libre Graphics magazine quer mostrar que existem alternativas, dando espaço e visibilidade a uma comunidade crescente de criadores. Dirigi-se não só a um público especializado, que tem já contacto com esta filosofia, mas a um público alargado de designers e artistas.

Inteiramente produzida com Software Livre e publicada com uma licença CC BY-SA, está disponível para download e consulta, em formato digital, em http://libregraphicsmag.com.
Sábado, 10 de Março

17h | Crimes Exemplares


Leituras de Max Aub, por Osvaldo Manuel Silvestre e Rui Manuel Amaral

20h | Jantar Vegetariano

22h | Partilha e Propriedade

RiP: A Remix Manifesto | Documentário (2008) de Brett Gaylor | 86 mins

SOPA + PIPA + ACTA + #PL118
Conversas sobre siglas com Teresa Nobre e Clara Boa-Vida da Creative Commons Portugal
«Não é de onde tiras as coisas, é onde as levas.»
«Não existe propriedade intelectual.»
Jean-Luc Godard
Domingo, 11 de Março
16h | Privacidade
A Sobrevivência na Era Digital
Animação (2011) | 35 mins
Uma série de animações curtas que informam sobre os riscos da utilização de novas tecnologias no activismo e que nos levam a pensar nos rastros digitais que deixamos.
https://onorobot.org/


Domingo, 11 de Março
16h30 | Privacidade
Oficina de Auto-Defesa
com Tchapatata
Privacy is not Dead!

Com a utilização cada vez mais intensiva dos recursos da Internet em todos os âmbitos da nossa vida, estará a nossa privacidade a desaparecer definitivamente? E que passos podemos ainda dar para a preservar?

Privacidade é ter o controlo dos fluxos de informação que nos dizem respeito. E está intrinsecamente relacionada com a nossa capacidade de entender o contexto social específico em que nos encontramos e de lhe adequarmos o nosso comportamento. Para o fazerem correctamente, as pessoas precisam de confiar na sua interpretação do contexto, o que inclui tanto as pessoas com que interagem como a arquitectura que define o cenário. Ora, a Internet é para muitos um cenário completamente novo, e a sua arquitectura permanece indecifrável...


Domingo, 11 de março
18h30 | Laboratórios Digitais
Conexão à Galiza

Estas Jornadas procuram o lugar que aos poucos se vai tecendo, são tão só mais um ponto de partida. Depois, a jornada continua....