A Greve Filme de Eisenstein (1925) Debate com FERVE* 4ª feira, 23 de Nov., 21h
Sinopse: Em 1912, numa das maiores fábricas da Rússia tzarista, tudo parece calmo: os operários trabalham, a burguesia goza de uma vida rica em prazeres. Quando os contra-mestres percebem que a serenidade é só aparente, e que existe entre os operários uma agitação dissimulada, comunicam-na à direção da fábrica, que por sua vez avisa à polícia. Os espiões enfiltram-se na fábrica e na vila operária. Apelos à luta são lançados pelo comité. O suicídio de um operário, injustamente acusado pela direção de ter roubado documentos, marca o início da greve. Os operários deixam as fábricas, as máquinas param. Organiza-se uma concentração na floresta. Uma ofensiva da guarda montada fracassa. Ao saber da recusa da administração em satisfazer as reivindicações dos operários, o comité decide continuar a greve. A polícia incendeia o depósito de vinhos, certa de que os operários esfomeados irão saqueá-lo, o que serviria de pretexto para represálias; entretanto, o plano não funciona. * FERVE: Fartos/as d'Estes Recibos Verdes * FERVE: Fartos/as d'Estes Recibos Verdes
|
|
You Can't Be Neutral on a Moving Train Documentário sobre Howard Zinn (2004) 6ª feira, 25 de Nov., 22h
Sinopse: Um olhar sobre a vida de Howard Zinn (1922-2010), reconhecido historiador, professor, dramaturgo, e activista libertário americano. Tendo trabalhado primeiro num estaleiro e depois como artilheiro da Força Aérea na Segunda Guerra Mundial, Zinn tornou-se um académico revolucionário e líder de desobediência civil numa altura de guerra e em que o racismo estava institucionalizado. Os seus influentes escritos iluminam e dão voz aos operários, trabalhadores imigrantes, Afro-americanos, americanos nativos e trabalhadores pobres. O filme You Can't Be Neutral captura a essência deste homem catalisador de mudança durante mais de 60 anos, mostrando materiais de arquivo raros e entrevistas com Zinn e outros como Noam Chomsky.
|
|
Comprar, Tirar, Comprar Documentário TVE Sábado, 26 de Nov., 22h
Sinpose: A OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA, uma estratégia para tornar a durabilidade da vida de um produto limitada, para que o consumidor se veja sempre obrigado a comprar novamente. O filme abre com um funcionário da emissora descobrindo que sua impressora havia deixado de funcionar sem motivo aparente e que o custo de consertá-la sairia mais caro do que uma nova. A Obsolescência Programada começou primeiramente com as lâmpadas, que antes duravam décadas trabalhando ininterruptamente mas, depois de uma reunião com o cartel dos fabricantes, passaram a fazê-las para durar apenas 1.000 horas. Essa prática tem gerado montanhas de resíduos, transformando algumas cidades de países de terceiro mundo em verdadeiros depósitos, sem falar na matéria prima, energia e tempo humano desperdiçados.
|