500 years later
Owen Alik Shahadah
África – Ciclo de Documentários
Quinta-feira, 8 de Abril, 22h
Gato Vadio
Entrada Livre
500 anos depois…
Anunciado como um dos documentários mais poderosos sobre África, 500 years later arrecadou mais de 9 prémios (incluindo o melhor filme no Black Berlin Inter’ Festival e no Pan-African Film Festival, ambos em 2005), recebeu elogios e gerou controvérsia, tanto por adoptar o género “documentário criativo”, quer pelo impacto político-social que despertam as questões raciais e a opressão por ela causada.
Crime, drogas, HIV / AIDS, educação para elites, complexo de inferioridade, baixa expectativa de vida, pobreza, corrupção, saúde precária, e todas as pragas do subdesenvolvimento parecem confluir em grande escala em África. Porquê? Quinhentos anos, desde o início da escravatura, do colonialismo posterior e do neo-colonialismo actual, os africanos ainda lutam pelas liberdades fundamentais. Porquê?, interroga-se Owen Alik Shahadah.
Filmado em cinco continentes, 500 years later é uma viagem atemporal, infundindo através da música, dos depoimentos de africanos e descendentes africanos, um espírito de libertação que retraça a velha luta pelo direito humano mais fundamental - a liberdade.
500 years later
Owen Alik Shahadah,
143 min
2005