Mulheres Traídas – [Making Of], de Miguel Marques

Documentário


Sexta-feira, dia 3 de Abril, 22h15

Gato Vadio

Entrada livre



Estreado no DOC Lisboa, o documentário "Making Of - Mulheres Traídas" da autoria de Miguel Marques procura trazer à superfície a faceta iconoclasta de Maria Jesus Silva, uma realizadora praticamente desconhecida do público português.

Sinopse:

Maria José Silva é uma figura ímpar da cultura portuguesa: realizadora, escritora, actriz e cantora, vive no Porto e faz cinema amador há mais de 20 anos. “Mulheres Traídas” é o seu mais recente filme, uma história de infidelidades contada na voz feminina, cuja rodagem foi acompanha de perto e deu origem ao documentário.

Nota de Intenções do autor:

“O termo making of entrou no vocabulário das rodagens dos filmes de ficção, sendo normalmente uma tarefa atribuída a realizadores menos experientes ou em início de carreira. Não custa dizer que, mesmo tratando-se de um género bastardo do documentário, sempre tive vontade de realizar um desses metafilmes: acompanhar uma rodagem semanas a fio, estar junto de realizadores e actores e produzir um olhar absolutamente livre da criação do objecto filme; usar o material filmado e a experiência adquirida para apresentar e perceber a imensa subtileza com que a realidade vai aliciando e conduzindo a criação da obra de ficção.

Este making of resultou assim numa reflexão sobre o cinema de amador e sobre a procura de Maria José Silva de uma mediação de conflito através do cinema - e é aqui que reside a nossa cumplicidade. “

Miguel Marques

Mais info e trailer em:

http://www.youtube.com/user/migu3lp

MARIA JOSÉ DE JESUS SILVA, nasceu a 3 de Agosto de 1937, na freguesia da Junqueira, Vila do Conde.
A atracção pelo teatro, a dança, o cinema, a música vem desde os seus 14 anos. A par, foi cultivando o gosto pela leitura e pela escrita.
Aos 55 anos, a sua «maior alegria era ser escritora, dar aos outros aquilo que sai de dentro de mim, dar prazer, dar apoio, pelo menos moral, (...) que sirva para animar as pessoas. Já bastam as surpresas que a vida tem para nos dar!»