Mulheres Traídas – [Making Of], de Miguel Marques
Documentário
Sexta-feira, dia 3 de Abril, 22h15
Gato Vadio
Entrada livre
Estreado no DOC Lisboa, o documentário "Making Of - Mulheres Traídas" da autoria de Miguel Marques procura trazer à superfície a faceta iconoclasta de Maria Jesus Silva, uma realizadora praticamente desconhecida do público português.
Sinopse:
Maria José Silva é uma figura ímpar da cultura portuguesa: realizadora,  escritora, actriz e cantora, vive no Porto e faz cinema amador há mais de 20  anos. “Mulheres Traídas” é o seu mais  recente filme, uma história de infidelidades contada na voz feminina, cuja  rodagem foi acompanha de perto e deu origem ao documentário.  
Nota de Intenções do autor:
“O termo making of entrou no  vocabulário das rodagens dos filmes de ficção, sendo normalmente uma tarefa  atribuída a realizadores menos experientes ou em início de carreira. Não custa  dizer que, mesmo tratando-se de um género bastardo do documentário, sempre tive  vontade de realizar um desses metafilmes: acompanhar uma rodagem semanas a fio,  estar junto de realizadores e actores e produzir um olhar absolutamente livre da  criação do objecto filme; usar o material filmado e a experiência adquirida para  apresentar e perceber a imensa subtileza com que a realidade vai aliciando e  conduzindo a criação da obra de ficção.
Este making of resultou assim numa reflexão  sobre o cinema de amador e sobre a procura de Maria José Silva de uma mediação  de conflito através do cinema - e é aqui que reside a nossa cumplicidade.  “
Miguel Marques
Mais info e trailer em:
http://www.youtube.com/user/
MARIA JOSÉ DE JESUS SILVA, nasceu a 3 de Agosto  de 1937, na freguesia da Junqueira, Vila do Conde.
A atracção pelo teatro, a  dança, o cinema, a música vem desde os seus 14 anos. A par, foi cultivando o  gosto pela leitura e pela escrita.
Aos 55 anos, a sua «maior alegria era ser  escritora, dar aos outros aquilo que sai de dentro de mim, dar prazer, dar  apoio, pelo menos moral, (...) que sirva para animar as pessoas. Já bastam as  surpresas que a vida tem para nos  dar!»