cinemaVivo - ciclo Peter Watkins
"I do not believe that the anti-globalisation protest will ever reach its true fruition if we leave the cinema and television and the radio in the present position we're in."
- Peter Watkins
Famoso em círculos cada vez mais restritos de cinéfilos como um dos grandes agitadores da história do cinema, a reputação singular de Peter Watkins assenta na sua política assumidamente esquerdista, na sua indignação justa e nas suas estratégias abertamente polémicas. Sempre antagónico em relação aos métodos tradicionais de distribuição e às convenções da indústria e frustrado pelo facto de os seus filmes terem sido sujeitos a uma repressão ativa, se não mesmo a uma censura total, Peter Watkins é uma espécie de enigma na história da produção de imagens em movimento.
Vem decifrar connosco um pouco deste enigma, num enquadramento familiar e artístico, de 29 de outubro a 28 de novembro na gatoVadio livraria independente.
29/10, qua, 22h - “The Diary of an Unknown Soldier” (17´, 1959): A narração de um soldado britânico desconhecido que revela as suas esperanças, medos e desilusões enquanto se dirige para a batalha contra o exército alemão. (Pelo 90º aniversário do nascimento de Peter Watkins)
07/11, sex, 22h - “The War Game” (48’, 1966): Um docudrama que retrata um hipotético ataque nuclear à Grã-Bretanha.
14/11, sex, 21h - Exposição de desenhos de Johanna Watkins sobre o filme The Forgotten Faces
22h - “The Forgotten Faces” (18’, 1961): uma reconstrução cinematográfica da revolução húngara de 1956. O filme é elogiado na Inglaterra como «um dos filmes amadores mais memoráveis alguma vez feitos». (Apresentação e debate com Patrick Watkins)
21/11, sex, 22h - “Punishment Park" (1h30, 1971): Um filme de ficção-documental que simula um cenário distópico nos EUA, onde manifestantes anti-establishment são forçados a sobreviver num deserto. (Apresentação e debate com Patrick Watkins)
22/11, sáb, 16h - “La Comune”, parte I (2h45, 2000): Neste drama de guerra que esbate as fronteiras entre documentário e ficção, a classe trabalhadora e a burguesia da Paris do séc. XIX são entrevistadas e filmadas pela televisão, antes e durante a trágica revolta da classe operária.
19h - Tinto d’Honra «Communards» (vinho tinto e licor de amora)
21h - “La Comune”, parte II (3h)
28/11, sex, 22h - “Universal Clock: The Resistance of Peter Watkins” (1h, 2001): Geoff Bowie segue Peter Watkins durante a realização de "La Commune".
