Sessão sobre Descentralização do Poder em Comunidades e Grupos pela Filipa Pimentel, activista ecologista, engenheira agroflorestal e coordenadora da Rede Internacional de Transição ( Transition Network ). Vive em Bruxelas desde o ano 2000.
Para esta sessão:
Proponho que nos encontremos para uma partilha com base na experiência concreta da minha organização (Transition Network) ao adoptar um novo modelo de governança partilhada. Esta conversa dependerá do que o grupo presente tiver interesse em explorar, mas de qualquer modo vou preparada para:
- Partilhar a o processo de reflexão (ao nível micro e meta) que levou a Transition Network a fazer uma viragem radical na sua forma de trabalhar
- Revisitar e perspectivar alguns dos modelos atuais, inovadores e testados concretamente
- Partilhar as minhas reflexões sobre a noção de poder partilhado e auto-organização e sobre o impacto e os desafios desta nova forma de governança na Transition Network individualmente e no sistema mais alargado onde se insere.
- Se houver tempo e interesse, fazer uma simulação de uma decisão por consentimento (um dos processos de base do modelo de governança de sociocracia/holocracia)