Enoch Gathering | Documentário & jantar às Terças, quinzenalmente 20h30

Sessões Enoch Gathering
Ciclo de Cinema Documental & Jantar Vegan/Bio
às Terças, quinzenalmente, às 20:30 

#Trees Are The Key, 2019, Terça 3 Janeiro
#Acid Horizon, 2018 - Terça 17 Janeiro
#Earth Emergency, 2021 - Terça 31 Janeiro


O jantar Vegan/Bio a 5€, é servido às 20h30, acompanhado pelo documentário. Tendo em vista a sustentabilidade, todos interessados em garantir refeição deverão fazer reserva até às 15h, de preferência pelo nr. 938 116 073, evitando assim desperdícios desnecessários. A Associação Cultural e Espaço de Intervenção Social “@Gato Vadio”, sita na Rua da Maternidade 124, Porto (entre o Palácio de Cristal e a Rua de Cedofeita), abre ao publico às 16h e encerra às 23.


Trees Are The Key
, 2019, Terça 3 Janeiro
Trees Are The Key é um poderoso documentário ambiental de 2019 do ativista e produtor/cineasta Tim Tyson Short, narrado por Kate Winslet, feito em conjunto com a The Word Forest Organisation, uma instituição de caridade de Dorset que planta árvores, constrói escolas e facilita a educação na zona rural do Quénia. Destaca igualmente o grupo de empoderamento das mulheres, Mães da Floresta, documenta os plantadores de árvores e ensina-nos por que precisamos plantar árvores em todo o mundo, principalmente nos trópicos e por que precisamos olhar pelas pessoas que cuidam de nossas florestas. O documentário também contém um plano bem organizado e simplificado para mitigar as mudanças climáticas e aliviar a fome e a pobreza na África. 


Acid Horizon
, 2018 - Terça 17 Janeiro 
As alterações climáticas estão a mudar a química dos oceanos da Terra. Como o dióxido de carbono produzido pelo homem causa o aquecimento global, ele também se está a infiltrar nos mares, resultando na acidificação dos oceanos, que causou várias extinções em massa e mudanças na fauna no passado da Terra. Por conseguinte pode destruir o maior habitat da Terra - o fundo do mar e, consequentemente, todo o mundo natural. A dinâmica do pH no solo é lenta em comparação com a água doce e do oceano. A acidificação dos corpos de água se deve principalmente à adição antropogénica de ácidos sulfúrico e nítrico. Desde a revolução industrial, a concentração de dióxido de carbono (CO2) lançado na atmosfera aumentou de menos de 280 atm para cima de 400 atm, devido a actividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento. Aproximadamente 30% disso foi absorvido pelos oceanos. Produzido por Kurt Langer e Paul Biedrzycki, Acid Horizon segue o Dr. Erik Cordes, que acredita que Lophelia - uma espécie de coral do mar profundo - está se adaptando à acidificação e pode ter segredos para a sobrevivência em um futuro ácido, e embarca em uma viagem ao fundo do Golfo do México para coletar amostras valiosas de Lophelia. Para o bem das gerações futuras, Erik enfrenta o perigo no Navio de Pesquisa Atlantis e mergulha no Submersível Alvin. Ele está cada vez mais perto de encontrar o 'Supercoral'... Mas é tarde demais para fazer a diferença?




Earth Emergency
, 2021 - 
Terça 31 Janeiro
Earth Emergency pinta uma imagem esperançosa do futuro se os avisos forem atendidos e as mudanças forem feitas em breve. No entanto, alerta que se não forem controlados, os ciclos de feedback amplificam a ameaça do aumento das temperaturas e aceleram o aquecimento global de maneiras que muitos não estão cientes. O documentário examina como a atividade humana está a desencadear ciclos de aquecimento perigosos que estão a levar o clima a um ponto sem retorno – e o que precisamos fazer para os deter. Com ilustrações cativantes, imagens impressionantes e entrevistas com os principais cientistas climáticos, bem como o apoio de sua santidade, o Dalai Lama, Jane Fonda, Greta Thunberg e outros, “Earth Emergency” adiciona a peça que faltava no quebra-cabeça climático.