Filmes de Moçambique | Quintas de Novembro

 

Às quintas às 21:30
MOÇAMBIQUE, nos filmes de Licínio Azevedo

04/11 - O GRANDE BAZAR (2006, 56’)
11/11 - [O MAGUSTO do GATO!]
18/11 - A VIRGEM MARGARIDA (2012, 90’)
25/11 - COMBOIO DE SAL E AÇÚCAR (2016, 93’)

 

Licínio Azevedo (Porto Alegre, 1951) Cineasta, produtor e escritor gaúcho radicado em Moçambique desde 1978. 

Trabalhou no Instituto Nacional de Cinema (INC), acompanhando realizações de Ruy Guerra e Jean-Luc Godard. Além disso, orientou um programa de televisão seminal denominado Canal Zero, no Instituto de Comunicação Social de Moçambique. Fundou uma empresa de produção cinematográfica chamada Ébano Multimédia. 

Seus diversos documentários foram premiados em todo o mundo. Em 1999, Azevedo recebeu um prémio da FUNDAC (Fundo para o Desenvolvimento da Arte e Comunicação) pelo conjunto da sua obra. Dessa época é o seu livro Relatos do Povo Armado, episódios da guerra pela independência moçambicana, usado como base para o roteiro do primeiro longa-metragem de ficção produzido no país, O Tempo dos Leopardos. O seu romance, Comboio de Sal e Açúcar, ambientado na guerra civil, foi escolhido como livro do mês pelo Essence Book Club de Nova York e, recentemente, foi adaptado por ele próprio para o cinema. Os seus filmes, documentários e ficções receberam dezenas de prémios em importantes festivais internacionais.
 

04/11 - O GRANDE BAZAR (2006, 56’)

Dois meninos com experiências e objetivos diferentes encontram-se num velho mercado africano. Um deles procura trabalho para readquirir o que lhe foi roubado e poder voltar a casa; o outro não olha a meios e chega mesmo a roubar para não ter que viver com a família. Apesar destas diferenças, eles tornam-se amigos e juntos reinventam o mundo.

 

11/11 - O MAGUSTO do GATO

 

18/11 - A VIRGEM MARGARIDA (2012, 90’)

Baseado numa história verídica passada em 1975, Virgem Margarida conta o percurso de um grupo de mulheres prostitutas levadas para um campo de reeducação na selva Moçambicana.


25/11 - COMBOIO DE SAL E AÇÚCAR (2016, 93’)

Moçambique está em plena guerra civil. O comboio que liga Nampula ao Malawi é a única esperança para centenas de pessoas dispostas a arriscar a própria vida numa viagem de comboio para garantir a subsistência das suas famílias.