5 a 8 de dezembro / abertos de 4ª a domingo, «Promised Land», Occupy Poesia, « O S . I D I O T A S », A Economia nas Nossas Mãos, JÁ!
O Sapato 43 e Noé apresentam filmes sobre a abundância nas 5ªs do mês de Dezembro:
Que Abundância? Que Terra? Que Futuro?
Entre utopia e distopia, o Mundo continua perseguindo a Terra Prometida. Genericamente, trata-se de uma terra de Abundância, só que a questão da Abundância tem vindo a sofrer alterações pelo percurso histórico, científico, económico e político da nossa humanidade. Enfim, a Abundância não tem os mesmos contornos, nem a mesma definição, nem é da mesma natureza para todas as pessoas. A questão da independência energética tem sido uma constante preocupação de todos os Estados. Com o mapeamento das jazidas de gás de xisto e respectivas prospecção e exploração muitas dúvidas ficam por esclarecer.Na miragem de uma espécie de terra de abundância, vislumbrando aquilo que os nossos dirigentes chamam a «independência energética», enquadrada na iminência de um acordo transatlântico -TAFTA , ainda em negociações sobre uma questão essencial relativa aos Organismos Geneticamente Modificados, mas visto pelo governo PSD/CDS e pela oposição PS como um motor para a economia, através da criação de empregos e do investimento de empresas norte-americanas, Portugal antecipou uma parceria com uma corporação texana, a Mohave Oil & Gas para prospecção de gás de xisto.
Esta foi «autorizada pelo Governo na região do Oeste,[...] em acordo com a Galp Energia» . Entretanto, à semelhança do que tem vindo a acontecer noutros países europeus, a 11/10/13 um projecto de lei aplica uma moratória à exploração de gás de xisto no território nacional.
Entretanto, em Fevereiro de 2013, a Direcção Geral de Energia e Geologia concedeu a exploração do gás natural em Portugal até 2021 à Oracle
Isto deixa-nos com muitas perguntas e dúvidas...
Que Abundância? Que Terra? Que Energia? Que Futuro?
|