11 a 14 de abril / NOVO HORÁRIO, AMÉRICA LATINA, TROIANAS E TEMPO/ESPAÇO

 

Associação Saco de Gatos
(Livraria Gato Vadio)
Espaço reservado a sócios e seus convidados


 



ATENÇÃO:
NOVO HORÁRIO DE PRIMAVERA
DE 5ª FEIRA A DOMINGO
DAS 17H ÀS 24H





Quinta, 11 de Abril
Aberto das 17:00 às 24:00h


Filme:  21:30h
 

QUINTAS DE ABRIL SOBRE A AMÉRICA LATINA: 
DOC'S E DEBATES


WHEN THE MOUNTAINS TREMBLE


 
Documentário que conta a história do povo maia da Guatemala, contada pela prémio nobel da paz, Rigoberta Menchu. Uma visão surpreendentemente horripilante da violência e do desprezo das mentes neoliberais que vêm na Guatemala um enorme mercado de braços e recursos baratos.



Sexta, 12 de Abril 
 Aberto das 17:00 às 24:00h

Filme:  21:30h


Ruído ou As Troianas
De Tiago Afonso


55'

«Pois nós somos inertes, compreendeis?/ Nada mais podemos,/ excepto esperar e padecer. Inertes, mas – pobres de nós! – conscientes.»
As Troianas de Eurípides, por Jean-Paul Sartre

O Porto numa madrugada incerta onde se cruzam as mutações recentes com as feridas abertas no corpo urbano. Contra a cantilena do progresso, o ruído dos que são deixados para trás, contra o ruído das máquinas de demolição, o lamento dos desterrados.


 

Sábado, 13 de Abril
Aberto das 17:00 às 24:00h



Filme:  21:30h


TEMPO/ESPAÇO
De Tiago Afonso
João Alves, Jorge Quintela, Rui Coelho



85'

Tempo/Espaço documenta um conjunto de actividades organizadas a partir do mote das Memórias do Cárcere de Camilo Castelo Branco, ao longo de meio ano no Estabelecimento Prisional Regional de Guimarães. Esta ocupação inusitada dos tempos livres (palavra ingrata neste contexto) foi também o pretexto para a nossa progressiva aproximação à vida dos reclusos, e a presença prolongada na prisão permitiu-nos explorar outros pormenores – tatuagens, vigias, ferrolhos – num dia a dia algures na fronteira entre o documentário observacional e os dispositivos provocados.




 
 

Domingo, 14 de Abril
Aberto das 17:00 às 24:00h

 









A Associação Saco de Gatos agradece que não seja publicitada a sua programação (reservada aos seus associados e convidados) nos meios de comunicação social.