...



The Shock Doctrine (Doc./Estreia em Portugal)

Michael Winterbottom

Sábado, 12 de Junho, 22h15

Entrada Livre






O golpe de Pinochet no Chile. O massacre da Praça de Tiananmen. O Colapso da União Soviética. O 11 de setembro de 2001. A guerra contra o Iraque. O tsunami asiático e o furacão Katrina. O que têm em comum estes acontecimentos?

Este documentário, baseado no controverso livro da escritora Naomi Klein (o livro No Logo, não menos popular do que o documentário The Take que realizou em 2004), expõe o modo de pensar dos estados pós-totais, o rastro do poder do dinheiro e os fios de marioneta por detrás das crises e guerras mundiais das últimas quatro décadas, afirmando que a história do livre-mercado contemporâneo, doutrinada pela Escola de Chicago de Milton Friedman, foi escrita e é escrita com terapias de choque e que os desastres naturais e as crises artificiais não são conspirações mas oportunidades para redefinir a economia de um país ou região, de modo a aumentar o controlo disciplinar sobre a sociedade e exponenciar os benefícios das corporações e senhores do grande capital. Por vezes, quando os primeiros choques não são bem sucedidos em eliminar a resistência, é empregue um terceiro choque: o eléctrodo na cela da prisão ou a arma Taser nas ruas.

O documentário The Shock Doctrine foi seleccionado no Berlin International Film Festival 2009 . Pela primeira vez exibido em Portugal.



2009
78 min

Michael Winterbottom (realizador de 24 Hour Party People, The Road to Guantanamo, In This World)




Sem comentários:

Enviar um comentário