“Há, de facto, algo que o homem é e tem de ser, mas este algo não é uma essência, não é propriamente uma coisa: é o simples facto da sua própria existência como possibilidade ou potência”, Giorgio Agamben

A sessão e debate sobre o Bio-Poder é dedicada aos homens que continuam iniquamente presos nas prisões de Guantánamo e Bagram sob a administração do Nobel da Paz Barak Obama. Amén.


Hunger, de Steve McQueen

Filme + Debate sobre o Bio-Poder

Sábado, dia 31 de Outubro, 22h
Apresentação a cargo de Rossana Mendes

Gato Vadio rua do rosário, 281 – Porto



Vencedor de inúmeros prémios, entre os quais o Caméra d'or em Cannes e Melhor Realizador Estreante nos British Independent Film Awards, Hunger é uma experiência visceral, graficamente violento, de uma beleza visual tão desarmante quanto o conteúdo traumático que retrata.


O foco de Hunger é o relato (mais emocional que factual) dos últimos tempos de vida de Bobby Sands, um activista do IRA que foi preso aos 27 anos por posse de arma e condenado a 14 anos de prisão. Em 1981, iniciou uma greve de fome com o objectivo de melhorar as condições para os prisioneiros do IRA, entre as quais recuperar o estatuto de presos políticos, poderem livremente agrupar-se com outros prisioneiros, terem direito a visitas semanais e envio/recepção de correio e não serem forçados a usar a farda de reclusos. Ao final de 66 dias, a greve de fome reclamou-lhe a vida.

McQueen faz-nos sentir os odores fétidos dos dejectos, faz-nos escutar o rufar ensurdecedor dos bastões da polícia de intervenção nos escudos, para logo nos fazer sentir na carne as pancadas sobre os presos, quando os arranca brutalmente das celas para os lavar e revistar, violando-os sem misericórdia. McQueen move-se no limite do suportável, ao mesmo tempo que a câmara de Sean Bobbitt capta o abjecto e o belo, confundindo-os numa mesma “tela”.

(retirado de http://cinerama.blogs.sapo.pt/ )


Curtas de Animação

Sessão Dupla

Selecção e Organização de João Torres

Sexta e Sábado, 6 e 7 de Novembro, 22h

(programa e sinopses em breve)


XX DIAS – de Rui Miguel Ribeiro

Apresentação e leitura de poemas pelo autor

Sábado, 14 de Novembro, 18h


Projecto Videolab –

Sessão de Vídeo

Sábado, dia 14 de Novembro

(mais info em breve)


Sem comentários:

Enviar um comentário