Our Brand is Crisis, Rachel Boynton
Documentário (Bolívia/2005))
Quinta-feira, dia 25 de Junho, 22h
Gato Vadio
Entrada Livre

"Our Brand is Crisis" narra uma dramática e histriónica aliança entre política e marketing. No seu primeiro filme, Rachel Boynton obtém uma visão impressionante da campanha de Gonzalo Sánchez de Lozada, o "Goni", à presidência da Bolívia em 2002, a partir do trabalho da empresa americana de consultoria de James Carville, famosa por conduzir Bill Clinton ao primeiro mandato na Casa Branca. Contratada para elaborar as estratégias eleitorais de Sánchez de Lozada, a empresa põe em prática técnicas agressivas de manipulação de opinião; o objectivo é mascarar a imagem de Goni e a todo o custo vencer as eleições.

"Our Brand is Crisis" estuda os riscos da simbiose entre ideologia e marketing para a consolidação da democracia representativa numa nação à beira do colapso. Um exemplo da derrota das ideias e da participação livre e consciente dos cidadãos ante a ideologia do marketing, produto acabado da sociedade de consumo e do espectáculo que vê na democracia um mero ritual de cortejo às urnas.

Prémios:

Charles E. Guggenheim Emerging Artist Award at the 2005

International Documentary Association’s top prize for Best Feature Documentary in 2005

Independent Spirit Awards, Edimburgo, 2006

Site Oficial: http://www.ourbrandiscrisis.net/




Sem comentários:

Enviar um comentário