23 a 27 abril - SEM QUARTEL, "Vovós da Guerrilha. Como viver neste mundo", Experiências educativas pós-25 de Abril e Ética em sociedade

“SEM QUARTEL / Without Mercy, um projecto colectivo em 5 espaços do Porto” 


EXPOSIÇÕES, DEBATES, FILMES, PERFORMANCES E LANÇAMENTOS 
Organização: Sismógrafo em colaboração com Livraria Utopia, Gato Vadio,
Confederação e Rua do Sol 172
Inauguração: Sismógrafo, quinta, 24 de Abril, 22:00
Patente: de 24 Abril a 18 Maio de 2014 


Na noite de 24 de Abril, pelas 22h, é inaugurado no Sismógrafo, no Porto, o projecto "Sem Quartel / Without Mercy". Trata-se de uma iniciativa colectiva com mais de sessenta participantes, que irão dar corpo a um programa através do qual se procura não só resgatar memórias, mas também revelar diferentes intensidades produzidas no presente. Exposições, um ciclo de cinema, conversas e performances constituem a essência das actividades, que irão desenvolver-se, até 18 de Maio, em colaboração com outros espaços da cidade: Confederação Círculo Católico Operário do Porto, Gato Vadio, Livraria Utopia e Rua do Sol 172. 

A inauguração de "Sem Quartel / Without Mercy" irá acontecer em dias sucessivos no Sismógrafo, Livraria Utopia e Gato Vadio, revelando-se então os trabalhos, na sua maioria inéditos, de 45 artistas de diferentes gerações. A estes acrescentam-se cartazes e fotografias realizados durante o PREC e ainda uma mostra bibliográfica de publicações editadas entre 1974 e 1978. Um conjunto de conversas irá trazer para a actualidade histórias vividas durante a revolução, sublinhando-se ainda a forma como algumas das questões dessa época continuam na ordem do dia: do direito à habitação, à necessidade de uma reflexão acerca do destino da democracia, passando ainda por um debate em torno da noção de comunidade. 
O programa de "sem quartel", onde o poético e o político amiúde se encontram, inclui ainda uma sessão com vídeos realizados por artistas, encerrando com um ciclo de cinema, que irá decorrer de 15 a 18 de Maio, no qual serão apresentadas longas-metragens, documentários e filmes-ensaio. Este programa irá contar com a presença quer de realizadores – Saguenail, José Tavares –, quer de outros convidados – Edições Antipáticas, Júlio Henriques, Miguel Teotónio Pereira –, que irão comentar e debater o contexto em que as obras propostas foram produzidas.

 


23 abril - quarta-feira
 (aberto apenas das 17h às 20:30h)

 

 

 

17h00 -Preparação da exposição “SEM QUARTEL / Without Mercy, um projecto colectivo em 5 espaços do Porto”


22:00  exposição@ SISMÓGRAFO
++ Pensamento/Acção, performance de Gabriela Vaz-Pinheiro


 

24 abril - quinta-feira
21h30 - gato vadio
 

 Cinema e mulheres regressa todas as quintas-feiras do mês de Abril no Gato Vadio.

Vamos nos reencontrar com Virginia Woolf, Louise Michel, Hannah Arendt e avós da guerrilha, mas também com Mrs Dalloway, Louise (aka Jean-Pierre) e Michel (aka Cathy).


 

"Vovós da Guerrilha. Como viver neste mundo"

(2012), de Ike Bertels, Holanda, 80’,

VO Português, Yao, Nyanja / legendas Português


"Vovós da Guerrilha" é o último documentário de uma trilogia iniciada em 1984, com "Mulheres da Guerra", continuada em 1994 com «Pensão de Guerrilha». «Vovós da guerrilha» leva-nos a revisitar as três mulheres moçambicanas - Amélia Omar, Mónica Chitupila e Maria Sulila - que participaram na luta pela independência de Moçambique nos anos sessenta e cuja imagem de três raparigas no mato motivou o trabalho de Ike Bertels. É um olhar simples e sensível sobre as vivências destas mulheres e dos seus próximos. A câmara segue-as da cidade até ao campo num vai e vem de vozes do presente acompanhando vozes da memória. «Como viver neste mundo» soa tanto como uma possibilidade, como uma pergunta e «este mundo» é aquele que partilhamos independentemente das fronteiras.


Evento no Facebook

( 22:00 - Inauguração da exposição “SEM QUARTEL / Without Mercy, um projecto colectivo em 5 espaços do Porto” no SISMÓGRAFO + Pensamento/Acção, performance de Gabriela Vaz-Pinheiro)
 

 

25 abril - sexta-feira
17h - 24h

 

muito espaço para tertúlias espontâneas, reuniões privadas, encontros íntimos... 





(17:00 - Inauguração da exposição “SEM QUARTEL / Without Mercy, um projecto colectivo em 5 espaços do Porto” na Livraria Utopia)

 

26 abril - sábado

17h


Inauguração da exposição “SEM QUARTEL / Without Mercy, um projecto colectivo em 5 espaços do Porto” no Gato Vadio








Evento Facebook

 



 

27 abril - domingo

18h30 


Quando as pessoas ousaram: experiências educativas pós-25 de Abril


A Escola Viva (https://www.facebook.com/aescolaviva) em parceria com o ICE - Instituto de Comunidades Educativas (http://www.iceweb.org/) e a Associação Krizo (https://www.facebook.com/ajkrizo) organizam uma mesa-redonda sobre experiências educativas no período pós-25 de Abril, com Rui Trindade e Teresa Medina.

Evento Facebook

 

21h
Mostra mais debate:

 

 Ética em sociedade


(Continuação), dos pontos de convergência ao
pragmatismo na sua prossecução.

Evento Facebook