27 fev a 03 mar / FELICIDADE, ES.COL.A, POESIA, REVISTAS, DROGAS E CABARET


Quarta, 27 de Fevereiro
Aberto das 19:00 às 24:00h

Conversa:   21:30h

CAFÉ FILOSÓFICO
Felicidade ou Prozac?
 
O tema do próximo café-filosófico é a felicidade. Não poucos filósofos procuraram o caminho da felicidade num jardim, numa biblioteca, nos prazeres, ou em formas de vida  diferentes da rotina dominante. Trata-se de um tema recorrente da filosofia antiga e contemporânea, que envolve questões teóricas e práticas. O hedonismo actual é, por exemplo, uma tentativa de encontrar a felicidade. Mas outros preferem a solidariedade e o altruísmo. Uma temática escaldante para servir de motivo de conversa na Gato Vadio nesta 4ª feira (dia 27 de Fevereiro).

Dinamizador: Luís Carneiro



Quinta, 28 de Fevereiro
Aberto das 19:00 às 24:00h


Laboratório:  19:00h

LABORATÓRIO DE VÍDEO COLABORATIVO

 
Segundo encontro aberto do laboratório de criação colectiva de vídeo.

Vamos falar, ouvir e pensar formas de comunicação audiovisual e criar vídeos que possam reflectir ideias de: comunidade, liberdade, ausência ou politica. 
 
Participa estando presente ou enviando imagens.


Filme:  21:30h

CICLO OKUPA


Es.Col.A. - Espaço Colectivo Autogestionado
Colectivo Viva Filmes, 
2012
Documentário, que através dos próprios intervenientes, conta a história do projecto Es.Col.A. (Porto) até aos momentos que antecederam o despejo.


 
Sexta, 01 de Março 
 Aberto das 19:00 às 24:00h

Poesia:  21h30

SEXTA VADIAÇÃO POÉTICA

 
Sonetos, Versos livres, Haiku, todos estão convidados a comparecer nesta experiência, cujo leitmotiv mais saliente será: Poesia Livre, de todos, para todos, no mínimo um convidado mensal, e palmas só no fim. 
Uma iniciativa com semi-moderação de Diogo da Costa Leal, José Manhente & Rosa Azevedo (estudantes de comunicação da FLUP).
 
 

Sábado, 02 de Fevereiro
Aberto das 21:00 às 24:00h


Manifestação:   16:00h

O GATO VADIO VAI OCUPAR AS RUAS
E MARCAR PRESENÇA NA MANIFESTAÇÃO
ÀS 16:00H NA PRAÇA DA BATALHA


QUE SE LIXE A TROIKA!



O POVO É QUEM MAIS ORDENA!


Concerto:   
22:00h


AGORA, SIM!

PRESIDENTE DRÓGADO



Presidente Drógado é um projecto “songwriting” ou cantautor de F.Leote (Lisboa, 1968) que apresenta, dependendo da formação, sonoridades Folk (a solo), Folk-Psicadélico (com Rita Braga) ou Folk- Rock-Psicadélico (com Banda Suporte), sempre envolto numa teatralização psico-cómica, conspurcado por eventuais aparições (a)variadas, onde com contundência se revelam algumas falsas mentiras, dignas de uma sociedade repleta de tentações, contradições, e ainda de bastantes omissões. As letras das músicas, tanto podem ser da autoria do próprio, como repescadas do universo popular – Zeca Afonso, José Vilhena, Alfredo Marceneiro, Artur Gonçalves, Tradicional-taberna, Recolhas impopulares, etc. Exemplificativamente seguem os títulos de algumas músicas : Drogas A-Z | Beefheart | Tom Waits | Flipado | Mourisco | Banda Suporte | O vinho e o haxixe | Lisboa (tem falta de tesão) | A casa do meu dealer | Bairro Alto | Todo frito | Arcebispiada | o Pagem… 



Domingo, 03 de Março
Aberto das 17:00 as 24:00h


Apresentação:  17:00h

ALMA AZUL
Elsa Ligeiro apresenta Revistas de Artes e Ideias




Cabaret:  21:00h

CABARET TROPICAL


 

No Domingo à noite, com início às 21h, terá lugar o CABARÉ TROPICAL, a sequela do fabuloso Queijo e Marmelada. Desta vez não há a regra das duplas e está ainda mais aberto a todo o tipo de propostas! Haverá Magia, Luz, Acção e Reacção, Sons da Selva e Pedras Encantadas, Dançarinas Exóticas, Terrorismo Poético e Samba!!! E sobremesa e sabores a condizer.

O
 Cabaré vai também servir de festa de despedida à Rita Braga que vai voar para o hemisfério sul após um ano de residência na Invicta.



Em destaque na LIVRARIA



 
 A  INSURREIÇÃO QUE VEM
 
 Comité invisível

Edições ANTIPÁTICAS

Está já disponível graças às Edições Antipáticas a tradução para português do livro L´Insurrection qui vient do colectivo francês Comité Invisible e que foi oriiginalmente editado pelas Editions La Fabrique

“Este livro é assinado com o nome de um colectivo imaginário. Os seus redactores não são os seus autores. Limitaram-se a pôr um pouco de ordem nos lugares-comuns da época, naquilo que se sussurra nas mesas dos bares, por detrás das portas fechadas dos quartos. Não fizeram mais do que fixar as verdades necessárias, cujo recalcamento universal enche os hospitais psiquiátricos e os olhares de mágoa. Fizeram-se escribas da situação. É um privilégio das circunstâncias radicais que o rigor conduza logicamente à revolução. Basta falar daquilo que temos à frente dos olhos e não nos esquivarmos às conclusões.” 
 
 

20 a 24 de Fevereiro / LIVROS, VÍDEO, OKUPA, ANIMAÇÃO, HACKERS E VACAS

Quarta, 20 de Fevereiro
Aberto das 19:00 às 24:00h

Apresentação:   21:30h

UM LIVRO POR MÊS
A Nova Desordem Amorosa
de Pascal Bruckner e Alain Finkielkraut

A Nova Desordem Amorosa é um ensaio de Pascal Bruckner e Alain Finkielkraut editado em 1977 em reacção aos movimentos de libertação sexual que emergiram nos anos 60 e 70. Trata-se de uma diatribe reacionária  que pretende alimentar os valores conservadores e tradicionais contra a filosofia do desejo e a acelarada mudança de costumes. Com o debate sobre este livro pretende-se desmontar algumas teses da contra-revolução sexual.

A dinamização da sessão  estará a cargo de António Silva, professor do ensino secundário e activista social.


Quinta, 21 de Fevereiro
Aberto das 19:00 às 24:00h


Laboratório:  19:00h

LABORATÓRIO DE VÍDEO COLABORATIVO

 
Primeiro encontro aberto do laboratório de criação colectiva de vídeo.

Vamos falar, ouvir e pensar formas de comunicação audiovisual e criar vídeos que possam reflectir ideias de: comunidade, liberdade, ausência ou politica. 
 
Participa estando presente ou enviando imagens.


Filme:  21:30h

CICLO OKUPA


Okupa – Crónica de una Lucha Social 
 

de Octavi Royo e Ignasi P. Ferré, 2006
Documentário sobre o movimento Okupa de Barcelona.


 
Sexta, 22 de Fevereiro 
  Aberto das 19:00 às 24:00h
 
 
Filme / Concerto:  21h30
Projecção com Banda Sonora Original ao vivo por Danilo Casti

GRAMMA
 

2005, filme de animação stop motion, aprox. 60min.

 
Gramma é uma marioneta de ferro, madeira e parafusos. Vive entre uma fauna bizarra num mundo deserto, estéril e árido debaixo dum céu sem nuvens. Nesta terra desolada, restam os traços de uma longa e perdida civilização. Até a configuração astronómica deste ambiente parece ter sido perturbada: a noite começa quando a lua tapa o sol e acaba quando ele se vai embora. Todas as noites, quando o eclipse cria uma tempestade de luz letal e pouco natural, Gramma dirige-se para casa em busca de refúgio. Aí espera, no seu laboratório, que o cataclismo passe e chegue a noite para então proceder à criação dos seus projectos...
 

 

Sábado, 23 de Fevereiro
Aberto das 14:30 às 24:00h


Encontro:   14:30h

TRANSPARÊNCIA HACKDAY
DIA MUNDIAL DE DADOS ABERTOS


Não é preciso ser hacker para aparecer! Vem, que precisamos de ti!



Domingo, 24 de Fevereiro
Aberto das 17:00 as 24:00h


Filme:  18:00h

AMOR E VACASThe Price of Milk

Harry Sinclair, 2001, Nova-Zelândia, 87m.
 
A bela Lucinda (a premiada Danielle Cormack de "Siam Sunset"), o galante Rob, 117 vacas, uns quantos goblins, uma velha e uma paisagem idílica. Realismo mágico mesclado com problemas bem mais sérios, como a luta das minorias maoris pelo direito à terra, a dignidade, o amor e pelo direito a ser feliz. Realce ainda para a fotografia, de écran largo e cores fortes, e a banda sonora com música de compositores russos do princípo do século, tocada pela Moscow Symphony Orchestra.
 
 
 


Em destaque na LIVRARIA




FLAUTA DE LUZ - Boletim de Topografia / Nº 1 . Janeiro de 2013


«O presente boletim tem como antepassados as revistas Subversão Internacional (Lisboa, 1977-1981 e Pravda - Revista de Malasartes (Coimbra, 1982-1992), bem como diversas incursões nas revistas Utopia, Coice de Mula e Cadernos Periféricos.
Os primeiros números desta publicação coligem textos de vária procedência que tendem para um diálogo subversor dos fundamentos do presente sistema imperial» (do prólogo).

Crítica social e da tecnologia, poesia ameríndia.
Editor e coordenador: Júlio Henriques.




A Associação Saco de Gatos agradece que não seja publicitada a sua programação (reservada aos seus associados e convidados) nos meios de comunicação social.

14 a 17 de Fevereiro / CICLO OKUPA, JANTARADA ARGENTINA E TEMOS PAPA

Quarta, 13 de Fevereiro
ENCERRADO



Quinta, 14 de Fevereiro
Aberto das 19:00 às 24:00h

Filme:  21h30

CICLO OKUPA


Pas de Café, Pas de Télé, Pas de Sexe
 
 

de Romed Wyder
, 1999
Uma história de amor passada nos squats de Geneve.



Sexta, 15 de Fevereiro
 
  Aberto das 19:00 às 24:00h  


 

Sábado, 16 de Fevereiro
Aberto das 17:00 às 24:00h

Jantar/Festa:   20:30h

JANTAR ARGENTINO POR

LEVACHEFF



Locro com carne
ou
Locro vegan
Preço: 4 gatos

Inscrições abertas para jantar até sexta-feira, 15 de Fevereiro para:

monteravi@gmail.com
ou
965811062




Domingo, 17 de Fevereiro
Aberto das 17:00 as 24:00h


Filme:  18:00h

Habemus Papam



De Nanni Moretti, 2011

O novo papa eleito sofre um ataque de pânico no momento em que é suposto aparecer na varanda da Praça de São Pedro para saudar os fiéis, que esperaram pacientemente o veredicto do conclave. Os seus conselheiros, incapazes de o convencer de que ele é o homem certo para o cargo, procuram a ajuda de um conhecido psicanalista (e ateísta). Mas o medo da responsabilidade que a confiança que lhe foi depositada representa é algo que só ele mesmo poderá enfrentar.





Em destaque na LIVRARIA


Uma Nota de Rodapé na História:
oito anos de conflitos em Samoa
Robert Louis Stevenson

Stevenson escreveu este livro nas ilhas Samoa onde vivia, relatando os conflitos comerciais e diplomáticos entre o reino de Samoa e as potências europeias, Inglaterra e Alemanha. Manteve um distanciamento como escritor - observador ao relatar os factos que agudizaram o conflito sem tomar partido. No entanto, Stevenson na sua vida quotidiana já alertara e denunciara a incompetência das autoridades britânicas e a injustiças que recaíam sobre os samoeses. Temia assim ser extraditado com a publicação deste livro, o que não veio a acontecer. Além deste livro trazer à superfície aspectos menos conhecidos do pensamento de Stevenson e a implícita defesa do autor de uma visão mais justa nas relações entre os países pobres e desfavorecidos face às potências europeias, encontramos a fina ironia e a leveza narrativa de um escritor incontornável da literatura europeia.
Editora 7Nós 



A Associação Saco de Gatos agradece que não seja publicitada a sua programação (reservada aos seus associados e convidados) nos meios de comunicação social.

11 de Fevereiro / Festa de Carnaval


Segunda, 11 de Fevereiro
Aberto a partir das 19:30h


Jantar/Baile   19:30h

JANTAR GORDO E FESTA DE CARNAVAL



JANTAR GORDO

EMENTA
FEIJOADA DE CARNES GORDAS
OU
FEIJOADA DE VEGETAIS GORDOS
Preço jantar: 3,5 gordos

QUEREMOS QUE A COMIDA CHEGUE PARA TODOS!
INSCREVE-TE ATRAVÉS DE:

e-mail:  gatovadio@sacodegatos.org
facebook: http://www.facebook.com/gato.vadio?fref=ts
telemóvel:   965811062

FESTA DE CARNAVAL

GRANDE BAILE DE MÁSCARAS AO SOM DO MAGNÍFICO

DJ MUTANTE



A PARTIR DAS 22:30H.

ENTRADA GRATUITA!





A Associação Saco de Gatos agradece que não seja publicitada a sua programação (reservada aos seus associados e convidados) nos meios de comunicação social.

6 a 11 de Fevereiro / OKUPA, BRECHT, JAZZ E CARNAVAL


Quarta, 6 de Fevereiro
Aberto das 19:00 às 24:00h


Quinta, 7 de Fevereiro
Aberto das 19:00 às 24:00h

Documentário  21h30

CICLO OKUPA



NOVIEMBRE



de Achero Mañas, 2003
Okupas de Madrid organizam um Grupo de Teatro de Rua.


Sexta, 8 de Fevereiro
 
Aberto das 19:00 às 24:00h


 

Sábado, 9 de Fevereiro
Aberto das 17:00 as 24:00h


Oficina   14:00h - 17:00h

LALÍCIAS & PODRÕES
Oficina de construção de máscaras, disfarces e fantasias de Carnaval
Com Bruno e Mariana


Leitura  17:00h

MANUEL JORGE MARMELO E RUI MANUEL AMARAL
LÊEM AS "HISTÓRIAS DO SENHOR KEUNER"

BRECHT





Domingo, 10 de Fevereiro
Aberto das 17:00 as 24:00h


Oficina   14:00h - 17:00h

LALÍCIAS & PODRÕES
Oficina de construção de máscaras, disfarces e fantasias de Carnaval
Com Bruno e Mariana
 

 Jazz   18:00h

PAULO ALEXANDRE JORGE & SAX SOLO CONCERT


"...free jazz, a style in which many would say the music reached its purest expression. It was collective improvisation by individuals who may, or may not, choose to draw on any preceding era and style."



Segunda, 11 de Fevereiro
Aberto a partir das 19:30h


Jantar/Baile   19:30h

JANTAR GORDO E FESTA DE CARNAVAL

Preço jantar: 3,5 gordos
Inscrições para jantar até Domingo, 10 de Fevereiro através de

e-mail:  gatovadio@sacodegatos.org
telemóvel:   965811062




Em destaque na LIVRARIA


Com O Labirintodonte, Os Entes e os Contraentes, Corpos Estranhos e Ascenção de Dez Gosto à Boca começou Alberto Pimenta a sua errância  transgressora para abalar certezas.
Este quarteto fundamental da literatura insurgente portuguesa, publicado entre 1970 e 1977 (sempre em ediçao do autor), é agora resgatado para que o leitor de hoje possa desfazer alguns dos constantes enganos que nos cercam no dia-a-dia.
Editora 7Nós 



INSCRIÇÕES ABERTAS:


LALÍCIAS & PODRÕES"



Oficina de construção de máscaras, disfarces e fantasias de Carnaval
Com Bruno e Mariana

Recorrendo a diversos materiais do dia a dia – como sejam caixas de cartão, meias, rolos de papel, etc. – vamos construir fatos de carnaval a partir de ideias desenhadas e pensadas em grupo. O mote de partida será o do anti-herói e vamos questionar a moral do universo dos super-heróis colocando a tónica nos sonhos e vontades próprias de cada um.

No final da oficina, apresentaremos os fatos e devaneios dos participantes num mini-baile de máscaras.

Público-alvo: crianças dos 5 aos 12 anos
Dias 9 e 10 de Fevereiro, das 14h00 às 17h
Local: Gato Vadio
Preço por participante: 25 paus com lanche incluído no Domingo

Inscrições abertas até dia 8 de Fevereiro de 2013:
- no Gato Vadio, rua do Rosário, 281, 4050-525 Porto
- através do e-mail monteravi@gmail.com
- ou por telemóvel 965811062



A Associação Saco de Gatos agradece que não seja publicitada a sua programação (reservada aos seus associados e convidados) nos meios de comunicação social.