17 a 21 de Outubro / Leituras: John Cage + COMO SE CONTAM HISTÓRIAS TRANS

 

Sábado, 20 deOutubro, pelas 17:00

Sessão inagural do 2º Cico de Leituras do Gato Vadio:  
Sessão com Rui Manuel Amaral e Pedro Junqueira Maia dedicada à obra literária de John Cage (textos traduzidos por Cristina Fernandes).

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rwHga2TM_YE






O Colectivo GATA (Grupo de Activismo e Transformação pela Arte) visita este fim de semana o Gato Vadio  com a seguinte proposta:

gatAAA

COMO SE CONTAM HISTÓRIAS TRANS:

Existe uma regra que diz que a anatomia de uma pessoa nos indica se é mulher ou homem. Às pessoas a quem esta regra não se aplica, tem-se chamado Trans. É Trans um conjunto de pessoas distintas entre si, com necessidades e motivações muito diferentes. Não obstante tal diversidade, alguns dos desafios e problemas que encontram quotidianamente são os mesmos.

Sempre foi importante que existissem espaços Trans no Porto. Depois da morte de Gisberta, em 2006, tornou-se ainda mais urgente. E desde então, não cessam de somar-se motivos, tantos quantas as expressões de transfobia, para que estes espaços ganhem vida. Por isto, o GATA leva ao Gato Vadio, de 19 a 21 de Outubro, um programa de eventos centrado na Transexualidade e no Transgénero.



Sexta, 19 de Outubro

21h30 | Filme
DZI CROQUETTES (2009), de Tatiana Issa e Raphael Alvarez.



O documentário traça o percurso dos actores e bailarinos do colectivo Dzi Croquettes, tornado símbolo da contracultura ao usar de ironia, inteligência e sensualidade para confrontar a ditadura militar brasileira, nos anos 1970. De barba e salto alto, romperam convenções artísticas e sociais, uniram vanguardas musicais do Brasil e dos Estados Unidos, e tornaram-se uma importante referência no Teatro brasileiro.

23h30 | DJ set

DJ Pau pretende embarcar numa viagem que começa pelos anos 90 até aos dias de hoje, criando ambientes ora calmos, ora divertidos e dançantes.
Música e atitude desafiadoras da norma, tentando criar um ambiente de liberdade e despudor!


Sábado, 20 de Outubro

22h00 | Tertúlia
COMO SE CONTAM HISTÓRIAS TRANS, com Luísa Reis, Irene Carvalho, Nuno Miguel Ropio e Zélia Figueiredo.



"What is inconceivable is conceived again and again, through narrative means, but something remains outside the narrative, a resistant moment that signals a persisting inconceivability."
(Judith Butler - Undoing Gender)

A algumas pessoas não servem as histórias convencionais sobre mulheres e homens. Porque essas histórias não falam dos seus corpos nem das suas formas de amar, não contam os caminhos que descobriram, não sabem a sua língua e a sua alegria. Contudo, estas pessoas não deixam de ter histórias, contadas por vozes diversas - vozes próprias e próximas, umas que partilham e outras que discordam, e outras que magoam, e outras que prendem.
O GATA propõe uma tertúlia para essas histórias do (Trans)sexo e do (Trans)género com tudo o que há na vida e não tem género nem sexo. E para as palavras de uma língua nova.


LUÍSA REIS, activista LGBT, modera uma conversa aberta, com a participação de:
* IRENE CARVALHO, investigadora sobre identidade de género e Transexualidade.
* NUNO MIGUEL ROPIO é jornalista, premiado pela cobertura de temas de interesse para as pessoas Trans.
* ZÉLIA FIGUEIREDO, responsável pelo apoio em processos clínicos de transição de género, no contexto de consulta psiquiátrica de sexologia.





Domingo, 21 de Outubro

21h30 | Filme
ROMEOS (2011), de Sabine Bernardi.




Lukas tem 20 anos. Entrou na montanha-russa da puberdade masculina através da toma de hormonas, e agora encontra novos desafios na grande cidade, na partilha de um dormitório com raparigas, na paixão que surge. Ele quer dar vazão aos seus desejos, mas se o corpo trair o seu segredo, Lukas pode perder a nova vida.


 
Sobre o GATAg4t4.wordpress.com