Consumo Alienado + Jazz, Esse Gato Vadio! | 1, 3 e 4 de Dezembro





Consumo e Alienação

Documentários | Quinta e Sábado

«Se o que precisamos é de mais roupas, de mais computadores ou de mais cosméticos, tornou-se uma questão irrelevante. Temos de os ter. Temos de consumir de forma a mantermos a engrenagem da economia a rodar. Temos de continuar a comprar para mantermos as pessoas no emprego, sejam quais forem as consequências. Mais de três quartos das florestas do mundo foram devastadas para alimentar o nosso consumismo, e ainda assim não há um fim. Vamos para a guerra para assegurarmos reservas de petróleo e outros recursos naturais, de forma a podermos continuar a consumir. E agora apenas desejamos encontrar uma tecnologia miraculosa qualquer que permita contornar as consequências do nosso consumismo. Mas o consumismo livre de consequências é uma ideia que não existe. (...) quem vai contar esta verdade ao poder? Os cientistas mostram os factos, mas só os poetas podem criar uma nova cultura.»
- Satish Kumar

Jazz,
Esse Gato Vadio!

PAPENEVI JAZZ (MAINSTREAM JAZZ)
PAPENEVI JAZZ

Domingo, 4 de Dezembro, 18h30
Ciclo de Jazz Vadio com o apoio de Carl Orff Projecto - Educação Musical
Paulo Alexandre Jorge | Saxofone
Pedro Carneiro | Guitarra
Newton Santos | Baixo
Vitor Gouveia | Bateria

Surplus: Terrorized Into Being Consumers (2003)
Documentário, Erik Gandini (54min)
Quinta-feira, 1 de Dezembro, 22h 



Sinopse: Longe de ser apenas uma crítica ao consumismo ou a sistemas políticos, este documentário sueco, com uma componente técnica forte, é um olhar sobre o modo de ser e de viver da humanidade. As contradições do mundo moderno são materializadas nas imagens da televisão, nos rostos dos líderes políticos, símbolos do consumismo, nos distúrbios durante o G8, na obra de trabalhadores indianos, em Cuba de Fidel Castro, ... A narração é em grande parte confiada a John Zerzan, anarquista primitivista americano, entrevistado para o filme. A sua posição radical criou polémica - destruir os bancos e partir montras não é violência, é mais violento ver a MTV refastelado no sofá enquanto se engole snacks.

Cesky Sen / Sonho Checo (2005)
Documentário, Filip Remunda e Vít Klusák (90min)
Sábado, 3 de Dezembro, 22h




Sinopse: O consumismo alienado e o poder de manipulação dos mídia são os temas centrais deste documentário provocador. São explorados fenómenos perversos da publicidade na República Checa pós-comunismo. Em cinco anos o país viu 125 hipermercados serem construídos - uma mudança drástica para um povo que há poucos anos dormia em filas para comprar produtos de primeira necessidade. Em tom crítico, o filme lança a campanha de um novo e enorme supermercado fictício que promete os melhores produtos e preços para uma vida melhor.

A sessão será antecedida pela projecção do documentário curta-metragem Ilha das Flores (1989), de Jorge Furtado, "um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo". Nesta viagem de 13 minutos, é seguida a trajectória de um simples tomate, desde a sua plantação até ser deitado fora, deixando claras pelo caminho as relações de desigualdade geradas pelo actual sistema económico.