Concerto CHENY WA GUNE (Moçambique)
domingo, 13 de Junho, 19h
Entrada 3 Gat€s





CHENY WA GUNE

Nasceu em Maputo em 1980. Iniciou-se como músico na tenra idade, herdando os conhecimentos da música Chopi aos 5 anos.
É membro fundador da OrquestraBanda TIMBILA MUZIMBA desde 1996. Em 1990 integra o grupo NGALANGA da UNIDADE 7 e em 1992, o grupo NOVOS RAIOS.
Membro da organização CONTINUADORES, participou nas actividades artísticas do grupo NTWANANU, em 1994. Com os TIMBILA MUZIMBA, participou em vários festivais internacionais divulgando a música moçambicana, em particular a timbila em diversos paises passando pela Europa, Africa Austral, Asia e America do Sul. Participou na composição musical para a peças de teatro, poesia e cinema, actividades que o mantêm envolvido com outras formas de expressão artistica. Apresenta-se frequentemente no Café Bar Gil Vicente, Mafalala Libre, Rua d' Arte, Café Kultur e Nucleo De Arte, espaços de música ao vivo na cidade de Maputo.
Como músico compositor e intérprete a solo, cria composições contemporâneas, explorando os instrumentos tradicionais (Xitende, M''bira, Timbila) numa simbiose com instrumentos modernos (baixo, saxofone, bateria percurssão). Participa em programas de residência artistica desde 2005, o que o tem levado a intercambios nos projetos MO' SOME BIG NOISE (Maputo/Austria), BUMBA (Portugal/Galiza/Maputo), QUADRILHA DE MAPUTO e Michael Kutner (Maputo) e MADONGA DO INDICO (Madagascar/Maputo), intervem em movimentos poéticos da cidade, em especial como o grupo SEM CRITICA e actualmente apresenta o concerto musical CHENY WA GUNE e Quarteto. Lança o programa ENCONTRARTE do qual e director musical, que acontece mensalmente desde Fevereiro de 2007, promovendo a diversidade artistica local.

o myspace
http://www.myspace.com/chenywagune

http://www.youtube.com/watch?v=VXa_t8UxN9E
http://www.youtube.com/watch?v=lumD4X4Rxe4&feature=related




Sem comentários:

Enviar um comentário