Darwin's Nightmare

Hubert Sauper

África - Ciclo de Doc.

Quinta-feira, dia 18 de Fevereiro, 22h

Entrada Livre

Gato Vadio


(Legendado em português)


Sinopse:

Nas margens do Lago Vitória, o maior lago tropical do mundo, vive-se um pesadelo da globalização. Na Tanzânia, nos anos 60 do século XX, a "Perca do Nilo", uma espécie de predador voraz, foi introduzida no lago como experiência científica. A fauna e a flora autóctone foram desaparecendo ao longo das décadas, dizimando praticamente todas as populações de peixes indígenas. Da catástrofe ecológica nasceu uma indústria frutuosa, pois a carne branca do enorme peixe é exportada com sucesso para todo o hemisfério norte. A globalização começa no lago Vitória e acaba no Jumbo ou no Pingo Doce.



Pescadores, políticos, pilotos russos, prostitutas, industriais e comissários europeus são os actores de um drama que ultrapassa as fronteiras do país africano. No céu, enormes aviões de carga da ex-União Soviética formam um ballet incessante, abrindo a porta a outro tipo de comércio: o comércio de armas.

As consequências sociais de um premeditado acidente ecológico são mais do que desastrosas e arrastam para a miséria toda uma população que outrora encontrava no lago o seu principal meio de subsistência.



(ver programa completo "clicando" no cartaz)